Pesquisar
Close this search box.

Consumo de energia cresce 8,1% em agosto, segundo Operador Nacional

O consumo de energia elétrica aumentou 8,1% em agosto, na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados ontem. Em relação a julho, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou acréscimo de 0,5%.
No acumulado dos últimos 12 meses, verifica-se alta de 8,1% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, esse crescimento é explicado pela consolidação da retomada da produção industrial, afetada pela crise no início de 2009. A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia. Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em agosto totalizou 55.582 MW (megawatts) médios.
O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 34.488 MW médios da carga total, variação positiva de 8,5% na comparação com agosto do ano passado.
Em relação a julho, houve avanço de 0,7%. Nos últimos 12 meses, verificou-se incremento de 8,8%.
No Sul, o consumo de energia elétrica cresceu 9,4% em relação a igual período em 2009. Na comparação com julho, foi constatada variação positiva de apenas 0,1%. Nos últimos 12 meses, houve incremento de 6,8% no consumo de energia na região.
No Nordeste, os valores preliminares de carga em agosto indicam acréscimo de 5,4% em relação a igual período em 2009.
Na comparação com julho, porém, houve retração de 0,7%. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 8,8% em relação a igual período anterior.
Na região Norte, a carga de agosto foi 7,6% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado.
Em relação a julho, os dados do ONS mostram aumento de 2,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, foi constatada variação positiva de 4,4%, na comparação com período imediatamente anterior.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar