Pesquisar
Close this search box.

Consumo de combustíveis tem o maior crescimento em cinco anos

Dados divulgados na quarta-feira pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) apontam que no ano passado foram consumidos no país 97,5 bilhões de litros de combustíveis 7,7% a mais que em 2006 e o maior crescimento médio dos últimos cinco anos.
Segundo o superintendente de Abastecimento da ANP, Édson Silva, “houve aumento de renda e os preços reais caíram, o que explica em grande parte o aumento no consumo.
O álcool se destaca na pesquisa, com aumento de 49,39% no consumo em relação a 2006, totalizando 9,242 bilhões de litros. “Este resultado está ligado diretamente redução do comércio informal, mas ainda assim o crescimento forte pode ser associado maior produção de carros bicombustíveis, a preços mais baixos e ao aumento da renda”, disse Silva.
Na avaliação da ANP, dez pontos percentuais desse total referem-se ao volume de álcool que deixou o mercado informal. Com a retração no consumo do gás natural veicular, a expectativa da Agência de que maior participação do álcool na matriz energética do país, desde que os preços se mantenham no patamar atual.
No ano passado, lembrou Silva, caiu 31% o volume de conversão de carros para utilização do gás natural veicular, mas o consumo do combustível cresceu 11,2% em relação a 2006, com demanda de de 7,021 milhões de metros cúbicos/dia. Os dados da ANP apontam também o óleo diesel com o maior crescimento dos últimos cinco anos: 6,3%. Em 2007 foram consumidos 41,468 bilhões de litros, contra os 39,008 bilhões de litros do ano anterior.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar