Consumo de combustíveis tem o maior crescimento em cinco anos

Dados divulgados na quarta-feira pela ANP (Agência Nacional do Petróleo...

Dados divulgados na quarta-feira pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) apontam que no ano passado foram consumidos no país 97,5 bilhões de litros de combustíveis 7,7% a mais que em 2006 e o maior crescimento médio dos últimos cinco anos.
Segundo o superintendente de Abastecimento da ANP, Édson Silva, “houve aumento de renda e os preços reais caíram, o que explica em grande parte o aumento no consumo.
O álcool se destaca na pesquisa, com aumento de 49,39% no consumo em relação a 2006, totalizando 9,242 bilhões de litros. “Este resultado está ligado diretamente redução do comércio informal, mas ainda assim o crescimento forte pode ser associado maior produção de carros bicombustíveis, a preços mais baixos e ao aumento da renda”, disse Silva.
Na avaliação da ANP, dez pontos percentuais desse total referem-se ao volume de álcool que deixou o mercado informal. Com a retração no consumo do gás natural veicular, a expectativa da Agência de que maior participação do álcool na matriz energética do país, desde que os preços se mantenham no patamar atual.
No ano passado, lembrou Silva, caiu 31% o volume de conversão de carros para utilização do gás natural veicular, mas o consumo do combustível cresceu 11,2% em relação a 2006, com demanda de de 7,021 milhões de metros cúbicos/dia. Os dados da ANP apontam também o óleo diesel com o maior crescimento dos últimos cinco anos: 6,3%. Em 2007 foram consumidos 41,468 bilhões de litros, contra os 39,008 bilhões de litros do ano anterior.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email