25 de junho de 2022

Consumidores livres de impostos em Manaus

A CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) promove, nesta quinta (2), em todo o país, o DLI (Dia Livre de Impostos). A data é uma oportunidade para os participantes oferecerem produtos sem tributação, arcando com os custos. Manaus e Parintins contam com participação de mais de 190 estabelecimentos, incluindo dois shoppings da capital. A lista inclui postos de combustíveis e estabelecimentos que vendem itens de alimentação, material de construção, bens de informática e eletroeletrônicos, entre outros. Os descontos serão de 20% a 80% e esta é a primeira vez, em dois anos, que o evento é realizado de forma presencial. 

Dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), divulgados pela CDL Jovem, informam que o brasileiro tem de trabalhar 149 dias do ano para pagamento de impostos. Ou seja, mais de 40% da renda dos contribuintes acaba sendo direcionada para esse fim. O Brasil é o 14º país que mais cobra impostos, em um grupo que reúne 30 nações, mas segue na última colocação, em termos de retorno de serviços públicos para sua população.

“O evento acontece na data em que configura a quantidade de dias que trabalhamos até ali apenas para pagar impostos. Só a partir do dia 3, começamos a trabalhar para nosso sustento. As empresas brasileiras trabalham mais de 1.500 horas apenas para cumprir obrigações tributárias. Esses números nos assustam e nos motivam a fazer o DLI. Nossa vida poderia ser mais fácil, se não pagássemos impostos tão pesados. Nesse dia, temos um vilão a ser combatido: o ‘impostossauro’, que morde a cada operação que a gente faz”, destacou o coordenador da CDL Jovem Amazonas, Victor Gonzales.

O coordenador da CDL Jovem Manaus, Matheus Demasi, informa que dois shoppings de grande porte participam da ação: o Amazonas e o Manauara. O primeiro comparece com 80 lojas participantes, enquanto o segundo vem com 100 estabelecimentos. O dirigente disse que é “com muita felicidade” que a entidade retorna ao modo presencial, depois de uma edição 100% online (2020), e outra híbrida (2021), em virtude das restrições da pandemia.

“Nossa expectativa é que a adesão da população seja muito grande. Esperamos que este seja o maior DLI já realizado em Manaus e um dos maiores do Brasil.Sempre temos um grande público participante e, esse ano, acredito que não seja diferente”, declarou. 

“Ações pulverizadas”

Além dos shoppings, mais de 10 estabelecimentos comerciais por toda cidade participam do DLI. As ações desta quinta (2) começam cedo. A partir das 7h, o Posto 3000, na avenida Djalma Batista, 935 (ao lado do Pátio Gourmet), vai disponibilizar 20 mil litros de gasolina sem o valor do imposto de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). O limite de vendas de combustível por cliente será de 10 litros para moto e de 15 litros para carros. No total, mais de mil carros poderão ser abastecidos. O valor do litro da gasolina sem o imposto será de R$ 5,89. 

Quem quiser começar com um café da manhã em estabelecimentos de alimentação fora do lar, pode optar pelo Café com Leite, situado na rua Rio Jamary, 23, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. Há também o cardápio do Pão e Alho, localizado na avenida Coronel Teixeira, 955, bairro Ponta Negra, zona Oeste. Se a opção for fast food, o cliente pode encontrar diversos itens em conta no Bob’s da avenida Djalma Batista, Torquato Tapajós e Tarumã, assim como no McDonald’s da avenida Djalma Batista. Se a escolha for sushi, uma dica é o Sushi Ponta Negra –em todas as unidades da empresa. 

No segmento de produtos para animais de estimação, um dos destaques é o Miss Pet, localizado na rua Fortaleza, nº 443, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O outro é o Petamazon, com vendas por delivery disponíveis no aplicativo da plataforma ifood, ou pelo número 98583-9190. Em termos de materiais de construção, há o Home Center C.O – localizado dentro do Pátio Gourmet, na avenida Djalma Batista –e o Empório DB da rua Salvador, 232, no bairro Nossa Senhora das Graças. Se a preferência for por produtos de informática ou ar-condicionado, a dica é visitar a CAP Informática Manaus, que possui lojas na avenida Mário Ypiranga (ao lado do Detran) e na avenida Silves, bairro Japiim, zona Sul. 

“O diferencial deste ano é que percebemos a necessidade de pulverizar os locais onde estava acontecendo a ação. Pensando nisso, pela primeira vez, teremos um alcance muito maior, em vários setores e bairros da cidade. Queremos estar presentes em todos os tipos de vendas, e isso engloba tanto as operações presenciais, quanto as digitais, através do delivery”, enfatizou a vice-coordenadora da CDL Jovem Manaus, Francine Leal.

Ênfase no protesto

O presidente da FCDL-Amazonas (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Amazonas), Ezra Azury, destacou que um dos parceiros do Dia Livre de Impostos deste ano e de outros, o Manauara Shopping, já foi o centro de compras “número um” em todo o Brasil, servindo de case para os demais estabelecimentos do setor, em todas as unidades federativas do país. O dirigente reforçou também que o foco da data “não é só o desconto”, que aparece como bônus das ações. O importante, conforme o comerciante, é a conscientização do consumidor para onde vai o dinheiro que ele paga a título de tributos. 

“Estou aqui como convidado e agradeço o convite. Não tenho apenas nada a acrescentar a não ser que esse dia sempre atrai muito público. Mas, o mais importante para nós é o protesto. Ninguém está satisfeito. Que fique bem claro que o imposto descontado do consumidor é pago integralmente pelo empresário. Isso é para mostrar a quantidade de impostos que pagamos e o retorno, que é muito baixo. Principalmente para o setor produtivo, que precisa de mais incentivos, pois tem muito mais a oferecer”, enfatizou.

Horário e logística

A gerente de marketing do Amazonas Shopping, Ivana Passos, salienta que, no dia 2, o centro de compras estará com horário estendido, de 10h às 23h, para melhor atender o consumidor. “É sempre um prazer participar de um protesto contra uma carga tributária tão pesada para todos. Estamos com uma expectativa muito positiva e esperamos um fluxo de pessoas grande, pois há uma demanda reprimida por dois anos de pandemia. Os shoppings estão se preparando para receber os clientes, para proporcionar não apenas o bônus dos descontos, mas também uma experiência positiva de conforto”, ressaltou.

A superintendente do Manauara Shopping, Izabel Portela, concorda que o foco é a consciência da utilização dos encargos e lembra que a logística é um “grande problema” para Manaus. “Vejo que, aqui, o lojista sofre muito com essa questão. Melhorar o acesso e as vias é algo que podemos exigir [dos governos], para que o uso desse imposto seja mais positivo para o empresário. Essa ação é importante e estamos de portas abertas para esse grande dia”, arrematou.     

Para conferir os estabelecimentos participantes, o consumidor pode baixar o aplicativo da Reszon disponível para Android, basta acessar o link www.reszon.com.br/cliente-final.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email