Pesquisar
Close this search box.

Consumidor corre risco adquirindo produtos reprovados em testes

https://www.jcam.com.br/negociosservicos_cad2_0610.jpg

A Pro Teste realizou testes com 18 ferros de passar a vapor comparando os ­aparelhos vendidos no Brasil aos mo­delos vendidos na Argentina e no Chile, em parceria com as associações de defesa do consumidor desses países. Foram seis marcas testadas em cada país.

O resultado para os ­aparelhos vendidos no Brasil e no Chile foram semelhantes. De seis, quatro tiveram desempenho reprovado pela organização.

Na Argentina, os resultados foram menos desabonadores: dos seis, dois foram reprovados. A avaliação não incluiu o desempenho dos ferros ao passar roupas, somente a segurança elétrica dos aparelhos.

Na avaliação da Pro Teste “somente o descaso dos fabricantes, o atraso dos organismos reguladores e negligência do governo na fiscalização da aplicação das normas já existentes podem explicar os resultados encontrados”, conforme documento distribuído à impresa pela organização.

O resultado completo da avaliação está na edição da revista Pro Teste nº 63, deste mês, que é distribuída exclusivamente aos 200 mil associados da entidade.

Produto certificado

Apesar de o Brasil adotar a mesma norma, a do Mercosul, na Argentina a regra é de aplicação total e compulsória, e o produto é certificado. Aqui a adoção é opcional, e não há controle efetivo, segundo afirmou a Pro Teste.
No Chile, a fiscalização também é problemática. Por isso, a Pro Teste, desde 2002, reivindica melhorias nas normas técnicas e maior fiscalização dos produtos.

Norma do Mercosul é ultrapassada

Os seis modelos de ferros a vapor testados no Brasil foram: Arno FV 425013; Black&Decker XT2020; Walita RI 1117; Britânia FB991; Eletrolux PLAV2; e Mallory Atena 16180-01. Apenas os dois últimos passaram na avaliação.

“Os problemas apresentados se repetem: cordão de alimentação mais fino do que o ideal e superaquecimento de partes. Os problemas seriam de fácil solução. Há marcas que estão presentes nos outros países sem apresentar o problema observado no mercado brasileiro, casos da Arno e da Balck&Decker, aprovadas na Argentina”, observou a entidade.

A Pro Teste defende a revisão da norma para segurança elétrica de aparelhos eletrodomésticos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a obrigação para adoção desta regra, o aumento da fiscalização e a certificação de produtos, como forma de melhorar a qualidade. “A norma do Mercosul é ultrapassada face à norma internacional (na qual a brasileira se baseia, mas em uma versão anterior)”, anunciou a organização.

De seis, duas marcas vêm sem defeito

O ferro da Arno FV 42013 foi reprovado no teste, “por apresentar um cordão de alimentação mais fino do que o ideal e ter apresentado superaquecimento, o que diminui a vida útil do ferro”, afirmou a Pro Teste. O modelo da Black & Decker XT 2020 e o da Walita RI 1117 foram reprovados “porque tinham­ a espessura do cordão de alimentação inferior ao mínimo exigido para que o ferro funcione sem colocar o consumidor em risco”. Tal diferença aumenta a chance de superaquecimento do aparelho.

“O aparelho da Britânia FB 991 foi eliminado por apresentar superaquecimento na parte interna do termostato e do botão, o que reduz a vida útil do aparelho”, ainda disse o documento da Pro Teste. Os ferros da Electrolux PLAV2 e Mallory Atena 16180-01 comprovam que não é preciso ser caro para ser seguro. Os dois foram aprovados, pois não apresentaram nenhum problema.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar