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Consumidor brasileiro se diz responsável pelo meio ambiente, mas deixa a desejar

Pesquisa realizada pelo Instituto GFK Indicator em parceria com a revista Consumidor Moderno revelou que 78% das pessoas entrevistadas se sentem muito responsáveis pela preservação ambiental, enquanto 22% dizem que não se consideram responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente.
“O estudo mostrou que a população brasileira se considera co-responsável pelo bem-estar do meio ambiente e sabe que precisa contribuir para sua preservação. Esse pensamento reflete um maior acesso às informações e revelou, ainda, que a população está mais estruturada”, afirmou o publisher da Consumidor Moderno, Roberto Meir.
Outro dado relevante da pesquisa é que 86% desses entrevistados disseram acreditar que toda a sociedade, inclusive eles, são os principais responsáveis pela conservação ambiental. Em seguida, 6% consideraram que as empresas são as responsáveis, 5% acharam que é o governo e 2% dos entrevistados responsabilizaram outras instituições.

Falta ação

Porém, quando questionados sobre as ações realizadas para minimizar o impacto ambiental ao consumir ou adquirir determinados produtos, a surpresa: o consumidor, mesmo consciente de sua responsabilidade, só faz o que exige pouco esforço, como apagar as luzes ao sair de um ambiente e fechar a torneira enquanto escova os dentes. Atitudes que exigem maior empenho como fazer a coleta seletiva de lixo, jogar baterias e pilhas em coletores especiais ou comprar produtos eletrônicos que consumam menos energia são as menos realizadas.
A pesquisa teve como objetivo entender como o consumidor brasileiro se comporta frente às novas demandas de consumo. Com abrangência nacional, contou com 298 entrevistados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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