Pesquisa realizada pelo Instituto GFK Indicator em parceria com a revista Consumidor Moderno revelou que 78% das pessoas entrevistadas se sentem muito responsáveis pela preservação ambiental, enquanto 22% dizem que não se consideram responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente.
“O estudo mostrou que a população brasileira se considera co-responsável pelo bem-estar do meio ambiente e sabe que precisa contribuir para sua preservação. Esse pensamento reflete um maior acesso às informações e revelou, ainda, que a população está mais estruturada”, afirmou o publisher da Consumidor Moderno, Roberto Meir.
Outro dado relevante da pesquisa é que 86% desses entrevistados disseram acreditar que toda a sociedade, inclusive eles, são os principais responsáveis pela conservação ambiental. Em seguida, 6% consideraram que as empresas são as responsáveis, 5% acharam que é o governo e 2% dos entrevistados responsabilizaram outras instituições.
Falta ação
Porém, quando questionados sobre as ações realizadas para minimizar o impacto ambiental ao consumir ou adquirir determinados produtos, a surpresa: o consumidor, mesmo consciente de sua responsabilidade, só faz o que exige pouco esforço, como apagar as luzes ao sair de um ambiente e fechar a torneira enquanto escova os dentes. Atitudes que exigem maior empenho como fazer a coleta seletiva de lixo, jogar baterias e pilhas em coletores especiais ou comprar produtos eletrônicos que consumam menos energia são as menos realizadas.
A pesquisa teve como objetivo entender como o consumidor brasileiro se comporta frente às novas demandas de consumo. Com abrangência nacional, contou com 298 entrevistados.