Pesquisar
Close this search box.

Consumidor ainda teme pagar contas por meio do celular

O consumidor ainda não sente segurança na hora de pagar as contas por meio do telefone celular. É isso o que revela pesquisa divulgada esta semana pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP).
De acordo com o levantamento, 75,56% dos entrevistados pessoalmente responderam que não achariam seguro utilizar o aparelho celular para pagar contas, enquanto entre os internautas o porcentual atingiu 66,22% dos pesquisados.
O estudo do Procon-SP foi feito para verificar a receptividade dos consumidores à essa nova forma de quitação de faturas, chamada de “mobile payment” (pagamento móvel), que permite o uso do celular no lugar do cartão de crédito ou de débito.
O recurso já está disponível em algumas capitais brasileiras.
Segundo o Procon-SP, embora inovador, o sistema não está imune a problemas, já que consiste em transmissão de informações pessoais e senhas em um ambiente portátil. De acordo com a entidade, isso é um fator que gera insegurança no consumidor.
Outro ponto de insegurança revelado no estudo é que os sistemas adotados não garantem a proteção dos dados nem a eficiência na transmissão.
Para sanar esses defeitos, o consumidor teria de buscar planos mais caros e aparelhos melhores.
A entidade ainda questiona quais serão as estratégias adotadas pelas operadoras para assegurar um ambiente virtual mais seguro para o consumidor, já que a internet ainda é uma incógnita para a maioria dos usuários e ainda não possui legislação definida para uso da internet.
As entrevistas pessoais foram realizadas entre os dias 12 e 16 de abril, com a aplicação de 245 questionários com 13 questões fechadas. A enquete, que abordava apenas a segurança no sistema de pagamento de contas via celular, foi direcionada a todos os internautas que visitaram o site da Fundação Procon-SP entre os dias 12 e 19 de abril, em um total de 3.840 acessos.
Para esse grupo, não houve segmentação por sexo, faixa etária, escolaridade ou classe social.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar