29 de junho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Consultorias indicam melhores saídas

Entrevista

Marx Gabriel

De acordo com o dicionário, consultor é aquele que dá ou pede conselho. Uma empresa de consultoria segue pelo mesmo caminho sendo que seus “conselhos” são bem mais específicos e técnicos. Em entrevista ao Jornal do Commercio, o administrador, consultor empresarial e diretor da MB Consultoria, Marx Alexandre Corrêa Gabriel, explicou um pouco mais sobre como é a atuação de uma empresa de consultoria e quais as características dos clientes que procuram a sua empresa em Manaus.

Jornal do Commercio-Qual o principal interesse de uma empresa quando procura a MB Consultoria?
Marx Gabriel: Obter melhores resultados. Sendo uma organização comercial, sua busca será a de atingir suas metas de rentabilidade e crescimento. Sendo uma instituição pública, buscará maior eficiência e eficácia em suas atividades, com foco na satisfação dos seus clientes/contribuintes.

JC: É muito difícil para uma empresa que vem de fora se adequar às normas do Pólo Industrial de Manaus?
Gabriel: Empresas nacionais não têm maiores problemas. Há algumas características muito próprias (legislação, logística, mão-de-obra, entre outras) mas que são facilmente incorporadas à cultura e processo das empresas nacionais. No caso de multinacionais pode haver uma demora maior na adaptação dessas diferenças locais, incluindo legislação trabalhista, carga tributária, logística e burocracias de importação, entre outras características de nosso mercado.

JC: Quais os serviços prestados pela MB?
Gabriel: A MB Consultoria trabalha com um portifólio abrangente, atuando com serviços voltados para a Implantação, Adequação e Melhorias dos Sistemas de Gestão (Gestão da Qualidade ISO 9001, Gestão Ambiental ISO 14001, Responsabilidade Social SA8000, Saúde e Segurança do Trabalho OHSAS 18001, entre outras normas de gestão). Atuamos também com outras soluções corporativas, voltadas para a gestão estratégica de recursos humanos, reestruturação organizacional, pla­ne­ja­­mento estratégico com foco no balanced scorecard, além de projetos com foco em produtividade, como a Normatização e Racionalização de Processos, Programa 5S e Estudos de Tempos e Métodos. A MB foi fundada há mais de 13 anos e sua sede está situada em Manaus, tendo atuação em todo o território nacional, através de projetos desenvolvidos em quase todos os Estados do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

JC: Quando uma empresa precisa procurar uma empresa de consultoria?
Gabriel: A opinião e o auxílio de um profissional externo são cada vez mais requisitados no mundo corporativo, fazendo parte do budget (orçamento previsto) de forma constante nas empresas, por diversas necessidades. Muitos clientes nos solicitam uma direção para o crescimento, quando o desejam fazer acima da média do mercado ou quando encontram dificuldades de otimizar seus recursos, em prol das metas e resultados almejados. As dificuldades podem ser de muitos aspectos, como a falta de qualificação e capacitação de seus profissionais, processos não muito bem ajustados ou internalizados pelo pessoal responsável, estratégias mal elaboradas ou não compreendidas, dificuldades de liderança ou a má gestão dos recursos. Havendo uma dificuldade como esta ou na necessidade de realizar um projeto específico em que se carece de pessoal qualificado, a consultoria é solicitada para atuar com foco no resultado esperado pela organização-cliente, seja num curto, médio ou longo prazo.

JC: Os segmentos empresariais como um todo têm as mesmas necessidades? Se não, exemplifique os segmentos e o que procuram numa empresa de consultoria?
Gabriel: Algumas necessidades são similares, principalmente em organizações privadas: crescimento da receita e aumento da rentabilidade. Outras são um pouco distintas e se concentram em “como” atingir os objetivos e satisfazer as necessidades de crescimento e desenvolvimento do negócio. Por exemplo: no comércio e no segmento de serviços em Manaus, sentimos a necessidade d

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email