Construção civil impulsiona negócios do setor local de metalurgia

O setor de Metalurgia de Manaus obteve incremento médio de 15% nas vendas de janeiro a setembro de 2007, comparando ao igual período do ano anterior. O crescimento nos negócios ocorreu em conseqüência do forte aquecimento da construção civil na cidade, que registrou alta de 20% no primeiro semestre de 2007.

Com o momento favorável, empresários do segmento metalúrgico investem na aquisição de equipamentos e expansão da infra-estrutura de suas empresas.

O gerente de vendas da Amazon Aço Indústria e Comércio, Gladiston Cavalcante, informou que o aumento de 20% nas vendas entre janeiro e setembro se deve principalmente ao aumento considerável das obras em Manaus neste ano. “A cidade está em um ritmo acelerado de construção e esta demanda vem de diversas áreas. São obras de shoppings, apartamentos, conjuntos residenciais, inclusive o gasoduto que está sendo construído sob o Rio Negro”, explicou.

A construção naval, conforme o gerente, é outro setor que vem impulsionado a alta nas vendas das metalúrgicas. “As chapas são os materiais com maior saída para o segmento naval e os vergalhões para a construção civil”, disse.
Atualmente, há três unidades da Amazon Aço, mas a empresa ampliará sua abragência. O quarto prédio está em construção na Avenida Buriti, no Distrito Industrial com lançamento previsto ainda neste ano. “O investimento na expansão do espaço físico é necessário na área de metalurgia devido a grande extensão das máquinas e materiais. A ampliação é fundamental também para atender de maneira satisfatória a grande demanda”, garantiu.

Conforme Gladiston Cavalcante, a projeção é fechar o ano com crescimento entre 20% e 25%, ante o mesmo intervalo do ano passado. A Amazon Aço gera hoje 150 empregos diretos em Manaus.

Frente ao incremento de 15% nas vendas deste ano, a Metalúrgica Magalhães, que se desfez de sua outra unidade, vai aumentar a estrutura física de seu prédio, localizado no bairro Japiim.

Empresas investem em estruturas e equipamentos

Os investimentos da Metalúrgica Magalhães foram focadas este ano também na compra de equipamentos. “Adquirimos uma máquina desbobinadeira para chapas e estamos implantando uma balança industrial”, informou o gerente administrativo César Augusto Cabral.

Os principais clientes da metalúrgica são empresas do Pólo Industrial de Manaus, da construção civil e da naval. A empresa vende estruturas metálicas e peças cortadas, montadas e sondadas, além de serviços de construção e montagem. A Metalúrgica Magalhães gera 150 empregos diretos e 50 indiretos.

De acordo com o proprietário da Aço Metálica, Almir Chaves, a estimativa é obter crescimento de 80% no acumulado de 2007, em comparação com o ano passado. Aproveitando o bom momento dos negócios, o empresário comprou o terreno nos fundos da metalurgia para expandir. “A empresapossui hoje 900 m2 e crescerá mais 450 m2, totalizando uma área de 1.350 m2”, disse o empresário, ressaltando que houve aumento de 15% nas vendas neste nove meses deste ano, ante ao mesmo período de 2006.
A metalúrgica registra grande saída nas vendas de linhas de aço laminado e fornecimento de serviços de montagem de estruturas principalmente para pequenas empresas. A Aço Metálica gera cerca de 60 empregos entre diretos e indiretos.

O dono da Alumifer Metalúrgica, Augusto Leite, informou que obteve crescimento de 20% nos negócios da empresa neste ano. Segundo o empresário, os motivos que impulsionaram o aumento da demanda foi o incremento no número de obras na cidade. “Estamos a pouco tempo mercado e a concorrência é grande, mas esperamos fechar o ano com aumento de 10% nas vendas, comparando com o ano passado”, informou.

Segundo Augusto Leite, a maior fatia da clientela é de pessoa física. “No momento, não atendemos indústrias. Fornecemos mais materiais para residências como portões e janelas de alumínio, esquadrias, vidros e divisórias”, explicou. A empresa emprega 11 pessoas entre direta e indiretamente.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email