Conselho define regras para contabilizar créditos de carbono

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade)constituiu uma comissão, composta por especialistas na área ambiental, com a finalidade de propor um método de contabilização dos créditos de carbono, oriundos das operações realizadas entre compra e venda. A comissão encerrou o trabalho na última segunda-feira , quando apresentará uma proposta de normatização dos créditos de carbono.
Segundo a vice-presidente e coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do CFC, Silvia Mara Leite Cavalcante , o objetivo é que a entidade, como órgão normatizador, apresente a forma de contabilização, assim como definir a sua natureza. O CFC já desenvolveu levantamentos pontuais, como a exemplo do último Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 2008, na cidade de Gramado, em que todas as emissões de gás carbônico foram levantadas e, ao final, uma Organização Não Governamental foi contratada para o plantio de 700 árvores com vistas à neutralização. “Estamos com um segundo projeto para levantar todas as emissões do CFC e, posteriormente, estudarmos a possibilidade de neutralizar por completo os eventos da entidade durante o ano, primando pela responsabilidade ambiental”, explicou.
A partir da proposta do CFC cada profissional da área contábil e os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade poderão fazer a sua parte. “A responsabilidade passa pelo indivíduo para depois compor um coletivo”, observou Silvia Mara.
De acordo com uma análise realizada pelo CFC, potencialmente os países da União Europeia, a exemplo da Alemanha e da Inglaterra, estão levando mais firme o Protocolo de Kyoto, sendo que anteriormente não existia uma compensação para aqueles que mantinham ou criavam mecanismos de melhoria ao meio .

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email