Congresso discute desafios da agricultura

“Produção e Sustentabilidade: Desafios para a Agricultura” será o tema do 5º ConbATER (Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural), a ser realizado nos dias 25 e 26 de maio no CMRR, em Belo Horizonte(MG)

“Produção e Sustentabilidade: Desafios para a Agricultura” será o tema do 5º ConbATER (Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural), a ser realizado nos dias 25 e 26 de maio no CMRR (Centro Mineiro de Referência em Resíduos), em Belo Horizonte (MG). Essa será a primeira vez que o ConbATER acontece em Minas Gerais.
O evento, em sua 5ª edição, será um espaço de apresentação de trabalhos originais sobre as diversas faces da atividade de assistência técnica e extensão rural no Brasil. O tema central irá orientar toda a programação, com foco na ação da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) como catalizadora das iniciativas que compatibilizam e estimulam desenvolvimento e sustentabilidade num cenário de emergência de alternativas de produção e de mudanças climáticas. “A Lei Geral de Ater, sancionada neste início de ano pelo presidente da República, vem explicitar e comprovar o quanto o serviço de Extensão Rural é essencial para a sociedade brasileira. Seu papel assume destacada importância neste momento em que a agricultura é demandada a produzir alimentos em quantidade e em qualidade e produzir energia de forma segura e harmônica com a preservação ambiental”, argumentou o presidente da Asbraer e Emater-MG, José Silva.
Os assuntos serão tratados e debatidos por meio de palestras, painéis e apresentação de trabalhos, abordando questões como a produção agropecuária sustentável, segurança alimentar, mudanças climáticas e a Extensão Rural como serviço essencial e sua atuação futura. Já está sendo confirmada a participação de personalidades importantes para tratarem dos referidos temas, representando órgãos e instituições que vivenciam as atividades relacionadas aos temas, como, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Social, FAO, Embrapa, Asbraer, Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Universidades e outros.
O congresso vai incentivar, também, o intercâmbio entre os profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural e a troca de experiências entre os vários atores do cenário agropecuário nacional, como técnicos, pesquisadores, professores, agricultores e estudantes. O 5º ConbAter é uma promoção da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com a SMEA (Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos), com realização da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais). O evento conta com o apoio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Governo de Minas e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Para o presidente da SMEA, Hélio de Araújo, o 5º ConbATER trata de desafios da agricultura que, por consequência direta, são desafios da própria classe agronômica e demais classes profissionais ligadas às ciências agrárias. “O evento, portanto, vem também sinalizar para a sociedade a importância desses profissionais no enfrentamento desses desafios”, disse.
As inscrições para o 5º ConbATER serão realizadas apenas pela internet, no portal da Asbraer (www.asbraer.org.br), a partir de 1º de fevereiro. O prazo des inscrição se encerra no dia 17 de maio. As vagas são limitadas e não serão aceitas inscrições no local do evento. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], no telefone (31) 3349-8070 ou no portal da Asbraer.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email