7 de maio de 2021

Confraternizações corporativas

Na época em que estamos, só ouvimos falar de confraternizações, tanto no âmbito pessoal como profissional.

Hoje, vamos explanar sobre confraternizações corporativas e os assuntos que estas abordam, como amigo oculto, vestimentas, bebidas, comportamentos, entre outros. Um profissional eticamente correto, também, é ético nestes momentos.

Comportamento

É importante pensar que você precisa continuar sendo ético e profissional, mesmo quando está numa festa de final de ano de sua empresa, onde o momento é divertido e informal, mas continua sendo um ambiente corporativo. Você não precisa se comportar de maneira séria ou formal, mas precisa lembrar que está num convívio de colegas de trabalho, superiores e subordinados, onde o comportamento, também, está sendo avaliado. Pode até não ser algo proposital, mas o ser humano é avaliado sempre pelas pessoas que o cercam, nas mais diversas situações.

Divirta-se, brinque, coma e beba, mas tudo com moderação. Tirar uma piada com os colegas é bem bacana, contanto que não venha constranger nenhum dos envolvidos. Não tente ser o centro das atenções. Todos devem se divertir e ter um momento agradável. Portanto, divirta-se de forma temperada, não é preciso falar mais alto que os demais ou nenhum outro tipo de exagero.

Caso hajam danças na festa, fique à vontade para se divertir, sem ser vulgar ou querer chamar mais atenção do que o necessário. Trate os colegas com o costumeiro respeito, com um pouco menos de informalidade.

Verifique se a festa tem horário para terminar. Caso haja, fique de olho nesse horário para não ser o motivo pelo atraso do término. Verifique, também, o horário de início e não se atrase muito. Pode ser que haja uma programação para o evento que você não queira perder, como bingos, sorteios, etc.

Vestimentas

Vista-se de acordo com a proposta da confraternização e o tema da festa. Então, se for um churrasco durante o dia, você pode se vestir de maneira confortável e informal. Caso seja uma festa noturna numa casa de eventos, com um estilo mais formal ou temático, vista-se de acordo com a proposta do convite.

Em qualquer um dos casos, é interessante que não haja roupas muito curtas, decotes ou transparências. Você consegue se vestir de uma forma bem atrativa sem ser vulgar, e também será bem mais elegante.

Bebidas

Beber bebidas alcoólicas não é problema algum, contanto que você não venha a se embriagar e ter comportamentos e falas indesejadas.

Se você sabe que tem algum problema com relação a bebidas alcoólicas, é interessante que você fique somente no refrigerante, suco e água. É melhor se restringir do que acontecer algo desapropriado e indesejado.

Caso você não tenha nenhum tipo de problema, fique à vontade, mas ao perceber qualquer sintoma diferente, tenha o discernimento em parar o consumo de bebidas alcóolicas. É bastante constrangedor ficar embriagado e perder o equilíbrio, podendo inclusive tomar maiores proporções.

Publicação de fotos em redes sociais

Antes de publicar alguma foto, verifique se todas as pessoas que estão na foto, acordam que a mesma seja publicada e marcada. Verifique também com a empresa se é interessante que as fotos sejam publicadas. Já tive casos de empresas que não gostavam que as fotos fossem publicadas, principalmente com seu Diretor. Então, apenas se certifique antes.

De toda forma, evite publicar fotos constrangedoras ou que possam comprometer e complicar alguém. O ideal é que não haja nenhuma atitude comprometedora ou complicadora, mas caso haja, fique fora dessas situações embaraçosas.

Amigo oculto

Uma brincadeira bastante descontraída, com o intuito de presentear e ter um momento divertido. Hoje, são diversos tipos de amigo oculto que existem: você pode apresentar seu amigo falando características reais dele, características opostas, falando como se fosse no sexo oposto, imitando seu amigo com gestos e outros inúmeros tipos de amigo oculto.

Vale a sugestão de já pensar como você apresentaria seu amigo para não ser pego de surpresa. Apresente-o de maneira agradável e amigável, de forma que não venha a feri-lo ou chateá-lo de alguma forma. O intuito da brincadeira é diversão e não causar inimizades para o próximo ano corporativo. Mesmo que você tenha tirado uma pessoa que não é um dos seus melhores amigos, tenha bom senso e tente mostrar o que de melhor há nessa pessoa. Essa pode ser uma boa entrada para um melhor relacionamento com ele.

Presentes

Em algumas situações, os presentes já são pré-definidos e isso facilita bastante tudo. Se for este o caso, procure dar o presente que o presentado pré-definiu, ou que seja uma das opções bem próximas do escolhido.

Mas, em outras situações, o presente fica a critério. Nesse caso, se você conhecer bem o presenteado e souber seus gostos, fica mais fácil a escolha. Caso você não conheça muito bem o presentado, vale não optar por perfumes, por não saber ao certo o aroma que o agrada. Roupas, também não são uma boa opção, pelo tamanho e afins.

Boas opções são livros que tenham a ver com a pessoa e suas afinidades, não necessariamente da área de trabalho. Cartões presentes, também, são grandes aliados nesse momento, uma vez que a pessoa poderá escolher seu presente e ficar bem satisfeita. Algo que você sabe que ela irá usar em seu dia-a-dia, como no trabalho, em sua mesa, também é válido. É só observar os hábitos dessa pessoa: se ela é adepta de um cafezinho, uma xícara moderna e diferente será uma boa pedida, se ela gosta de anotar bastante, um caderno ou um planejador anual será um diferencial.

Divirta-se

Curta esse momento, festeje pelo ano passado juntos, de bons momentos, atingimento de metas e bons resultados. Aproveite e renove suas forças para que 2021 seja muito melhor.

Boa semana!

Fiquem todos com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email