23 de maio de 2022

Confraternizações corporativas

Na época em que estamos, só ouvimos falar de confraternizações, tanto no âmbito pessoal como profissional. Hoje, vamos explanar sobre confraternizações corporativas e os assuntos que estas abordam, como amigo oculto, vestimentas, bebidas, comportamentos, entre outros. Um profissional eticamente correto, também, é ético nestes momentos.

Comportamento

É importante pensar que você precisa continuar sendo ético e profissional, mesmo quando está numa festa de final de ano de sua empresa, onde o momento é divertido e informal, mas continua sendo um ambiente corporativo. Você não precisa se comportar de maneira séria ou formal, mas precisa lembrar que está num convívio de colegas de trabalho, superiores e subordinados, onde o comportamento, também, está sendo avaliado. Pode até não ser algo proposital, mas o ser humano é avaliado sempre pelas pessoas que o cercam, nas mais diversas situações.

Divirta-se, brinque, coma e beba, mas tudo com moderação. Tirar uma piada com os colegas é bem bacana, contanto que não venha constranger nenhum dos envolvidos. Não tente ser o centro das atenções. Todos devem se divertir e ter um momento agradável. Portanto, divirta-se de forma temperada, não é preciso falar mais alto que os demais ou nenhum outro tipo de exagero.

Caso hajam danças na festa, fique à vontade para se divertir, sem ser vulgar ou querer chamar mais atenção do que o necessário. Trate os colegas com o costumeiro respeito, com um pouco menos de informalidade.

Verifique se a festa tem horário para terminar. Caso haja, fique de olho nesse horário para não ser o motivo pelo atraso do término. Verifique, também, o horário de início e não se atrase muito. Pode ser que haja uma programação para o evento que você não queira perder, como bingos, sorteios etc.

Vestimentas

Vista-se de acordo com a proposta da confraternização e o tema da festa. Então, se for um churrasco durante o dia, você pode se vestir de maneira confortável e informal. Caso seja uma festa noturna numa casa de eventos, com um estilo mais formal ou temático, vista-se de acordo com a proposta do convite.

Em qualquer um dos casos, é interessante que não haja roupas muito curtas, decotes ou transparências. Você consegue se vestir de uma forma bem atrativa sem ser vulgar, e será bem mais elegante.

Bebidas

Beber bebidas alcoólicas não é problema algum, contanto que você não venha a se embriagar e ter comportamentos e falas indesejadas.

Se você sabe que tem algum problema com relação a bebidas alcoólicas, é interessante que você fique somente no refrigerante, suco e água. É melhor se restringir do que acontecer algo desapropriado e indesejado.

Caso você não tenha nenhum tipo de problema, fique à vontade, mas ao perceber qualquer sintoma diferente, tenha o discernimento em parar o consumo de bebidas alcóolicas. É bastante constrangedor ficar embriagado e perder o equilíbrio, podendo inclusive tomar maiores proporções.

Publicação de fotos em redes sociais

Antes de publicar alguma foto, verifique se todas as pessoas que estão na foto, acordam que a mesma seja publicada e marcada. Verifique também com a empresa se é interessante que as fotos sejam publicadas. Já tive casos de empresas que não gostavam que as fotos fossem publicadas, principalmente com seu Diretor. Então, apenas se certifique antes.

De toda forma, evite publicar fotos constrangedoras ou que possam comprometer e complicar alguém. O ideal é que não haja nenhuma atitude comprometedora ou complicadora, mas caso haja, fique fora dessas situações embaraçosas.

Amigo oculto

Hoje temos diversos tipos de amigo oculto: o habitual, o amigo-da-onça, de mímica, de músicas, de todos mistura dos ao mesmo tempo… são inúmeros!Entenda qual foi o tipo de amigo oculto escolhido e faça dentro dele. Faça o seu melhor dentro do proposto. Caso seja um amigo-oculto de mímica e você vai imitar seu amigo de algo que seria engraçado, que todos saberiam quem é, mas que é algo negativo para o seu próprio amigo-oculto, pense em uma alternativa.

O objetivo da brincadeira é criar um ambiente descontraído e agradável e não criar inimizades ou fazer chacota de alguém para os demais.Geralmente são estipulados alguns critérios com relação aos presentes do amigo-oculto. Pode ser que seja um tipo de presentes (ex. canecas, sandálias havaianas etc.), pode ser que seja presentes até um determinado valor. Enfim, de acordo com o que seja estipulado, certifique-se que você está dando opções dentro do acordado e compre o presente do seu amigo, também dentro do acordado.

Sintetizando, dê opções de presentes de acordo com o estipulado. Caso seja algo que não seja fácil de achar, tira um tempinho com antecedência para procurar o presente do seu amigo e não fazer feio. Assim como você quer ganhar o esperado, a outra pessoa também se sentirá feliz ganhando de acordo com o que foi estipulado.

Quando o amigo-oculto é feito de opções dadas pelas próprias pessoas, fica fácil. Siga uma das sugestões dadas pela pessoa e tente saber qual é a opção prioritária para ela. Ela ficará feliz em ganhar o que mais quer naquele momento. Já quando o amigo oculto não é com as opções, de toda forma estude o perfil da pessoa, para dar algo que vá agradar a pessoa, ou algo que seja engraçado e que vá divertir a pessoa, ou mesmo algo que vá lembrar de você e que seja atrativo para o seu amigo-oculto.

Não falte no amigo-oculto e não chegue atrasado. Lembre-se que esta é uma brincadeira que depende de todos e para o seu sucesso completo, não dá pra fazer faltando uma pessoa. Que dá pra fazer, até dá, mas a brincadeira ficará manca. Alguém vai ficar sem receber presente e alguém vai ficar sem dar presente. Você não quer ser lembrado como o estraga festas, não é?

Para saber se você está agindo corretamente, basta ter o bom senso. Pense se o que você fará ou falará para a outra pessoa, é algo que agradaria você caso fosse feito com você. Essa regrinha cabe a todos os momentos inclusive, e não somente ao amigo-oculto. Ponha-se no lugar do seu próximo e provavelmente você terá boas atitudes e comportamentos. 

Divirta-se

Curta esse momento, festeje pelo ano passado juntos, de bons momentos, atingimento de metas e bons resultados. Aproveite e renove suas forças para que 2022 seja muito melhor.

Também fiz recentemente um vídeo sobre esse tema. Caso você queira assistir, acesse nossas redes sociais @paulapedrosaheadhunter.

Boa semana!

Fiquem todos com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email