Muitas são as dificuldades enfrentadas quando gerenciamos e lideramos pessoas, processos e estruturas. As particularidades de cada indivíduo influenciam diretamente no resultado final. Assim, como gestores de pessoas, necessitamos entender que devemos buscar o compartilhamento dos objetivos em todos os momentos para facilitar a liderança e atingir as metas traçadas. Vivemos um momento novo na administração, onde as pessoas buscam de qualquer forma atingir metas e objetivos e isso vem dificultando consideravelmente a busca do melhor e o equilíbrio interno e externo necessário. O individualismo vem tomando o espaço do trabalho em equipe. As organizações estão sendo transformadas em campo de conflitos desnecessários para todos, impossibilitando a criação de situações de verdadeiro sucesso. Precisamos administrar e desenvolver urgentemente a gestão de conflitos para melhor direcionarmos nossas empresas.
Há muito tempo já se fala sobre a necessidade da boa gestão de pessoas nas empresas. Por isso, buscamos no mercado não somente chefes, mas, acima de tudo, líderes. Estamos conseguindo melhorar significativamente a forma de administrar, mas muito ainda falta para entrarmos no caminho ideal.
O ser humano, a cada dia, muda com mais frequência seus aspectos espirituais, sociais, e até mesmo biológicos. A complexidade humana aumenta e a dificuldade de administrar cresce. Sabemos que, historicamente, estamos melhorando em relação à busca de um equilíbrio no relacionamento humano. Porém, atravessamos momentos de individualismo exagerado que ainda não conseguimos controlar e gerenciar com a técnica necessária sem o envolvimento emocional.
A parcialidade em decisões toma lugar da imparcialidade e o melhor caminho a ser seguido não é realizado e, muitas vezes, esquecido. Portanto, gerir pessoas continua sendo um grande desafio e o início de todo um processo ou projeto em nossas organizações que buscam a rentabilidade com qualidade. Necessitamos de uma ação urgente nos processos de conflitos internos e externos das empresas.
Sendo o conflito uma luta, combate, guerra, desavença e até mesmo discórdia não podemos esperar simplesmente sua ocorrência. Devemos nos antecipar e criar situações favoráveis para a não-existência do conflito prejudicial à organização. Sabemos que, para ocorrer um processo de crescimento, algumas vezes, torna-se necessária a existência do conflito, todavia, este deve ser uma discussão de idéias buscando o consenso e um progresso para todos e não uma guerra da qual ficará sequelas. Administrar o conflito não pode ser visto como somente um tratamento, pois o bom gestor consegue, além de administrar os conflitos já existentes, evitar sua propagação e pôr em prática o que é necessário para o sucesso esperado.
Certamente, muito precisa ser feito para melhorar a gestão de pessoas e de conflitos nas organizações atuais. O ponto inicial e principal deve ser a humildade dos gestores e o reconhecimento em buscar o equilíbrio necessário entre pessoas e processos. Não podemos e nem devemos ficar somente no discurso, precisamos partir para a prática, criando situações devidamente elaboradas, planejadas, autênticas, promissoras, dando oportunidade igual para todos os envolvidos, analisando e respeitando cada potencialidade humana. Necessitamos olhar para o trabalho que precisamos realizar como algo de complemento de nossa vida e não como uma obrigação necessária. Dessa forma, devemos mudar culturas e comportamentos, ­todavia, isso deve começar por nós, gestores, dando o bom exemplo e evitando conflitos desnecessários.

FLÁVIO GUIMARÃES é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial, administrador de empresas, especialista em Empresas Pú­blicas e Pri­vadas, Pós Gradua­do em Gestão Estratégica de Ne­gócios e e Professor Universitário.
E-mail: guimaraesconsul­ [email protected]

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