Pesquisar
Close this search box.

Conflito de interesses no mercado financeiro

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/14/Fernando%20Magalhaes%20perfil.jpg

Ao escolher um investimento, será que a melhor opção é seguir a recomendação do gerente do seu banco? Normalmente, quem não acompanha o mercado financeiro busca a orientação do gerente bancário na hora de escolher um investimento. Nesse artigo eu pretendo lhe contar a realidade dos interesses nesse mercado.

Imagine que você seja um juiz e receba um processo no qual uma das partes é seu parceiro. Por mais que você busque sempre a imparcialidade, nessa situação você conseguiria ser totalmente imparcial? 

A resposta deve ser negativa, afinal há um interesse pessoal na resolução desse caso. Por esse motivo os juízes são declarados impedidos de atuar em situações como essa. Então será que não há nenhum interesse parecido do seu gerente na hora de lhe indicar um investimento?

A vencedora da edição 2019 do Big Brother Brasil foi orientada pela assessoria de investimentos do Banco Santander, durante um programa na Rede Globo, a montar sua reserva de emergência na caderneta de poupança, além de outros investimentos também de baixa rentabilidade. Isso se deve ao fato de que há sim conflito de interesses entre o banco e os seus investimentos.

Primeiro você deve saber que quando você coloca seu dinheiro na caderneta de poupança, assim como em outros investimentos de renda fixa, você nada mais está fazendo do que emprestando dinheiro à instituição financeira. Então o banco pega esse dinheiro e faz empréstimos para outras pessoas.

Ou seja, o banco possui duas formas de aumentar o próprio lucro: deixando o empréstimo mais caro ou pagando menos para quem investe em seus produtos. Percebe que para o banco quanto menos você receber, mais lucro ele vai ter?

Mas esse não é o único conflito de interesses. O seu gerente bancário recebe por um forte sistema de metas que o banco usa para motivar seus funcionários. Quem nunca recebeu uma ligação de um gerente oferecendo um novo produto? Não há erro por parte deles, é assim que o sistema funciona, eles precisam bater as metas. 

E mais, por cada transação entre investimentos que você paga, há uma comissão para quem vende. Então desconfie quando você receber uma recomendação. Busque sempre saber o que a pessoa ganhará com aquilo. Há profissionais excelentes nas mais diversas instituições financeiras, você só precisa estar atento ao que lhe é oferecido. 

A solução sempre será educação. Quanto mais você souber sobre o mercado financeiro, menos exposto ficará a más recomendações. Esteja atento às taxas cobradas e procure instituições e profissionais independentes. Hoje em dia todas as informações estão na internet. Uma simples pesquisa pode lhe ajudar bastante. 

Conforme esperado, o Banco Central mais uma vez reduziu a taxa de juros, que agora está em 5,5% ao ano, a menor taxa da história. O mercado continua esperando novas reduções, o que nos motiva, como investidores, a procurar cada vez mais investimentos de renda variável.

* Fernando Henrique Magalhães é consultor financeiro, investidor, empresário e formando em Direito. Instagram: @Fernandaohm. Email: [email protected]

Fernanda Magalhães

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar