Pesquisar
Close this search box.

Confira a programação dos bancos nos feriados

https://www.jcam.com.br/negociosservicos_cad2+1411.jpg

Os usuários do sistema bancário deverão ficar atentos quanto à programação dos bancos até o início da próxima semana, segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), para não atrasar o pagamento das contas. Nesta quinta-feira e no próximo dia 20, terça-feira, não haverá expediente devido aos feriados em comemoração à Proclamação da República e o Dia Nacional da Consciência Negra. Na sexta, dia 16, e na segunda-feira, dia 19, o atendimento ao público funcionará normalmente.

De acordo com o assessor da Febraban, Danilo Vivan, o dia 15 é feriado nacional, o que significa que o sistema bancário não funcionará em todo o país, mas lembrou que o feriado do dia 20 é municipal, e são poucas ainda as cidades que irão paralisar suas atividades na data. “Em Manaus a Câmara Municipal instituiu feriado, logo os bancos não estarão atendendo ao público nesse dia especificamente”, disse.

Juros e multas

Segundo Vivan, as contas de consumo, tais como água, luz, telefone, TV por assinatura e internet, além dos carnês que vencem nesses feriados poderão ser pagos normalmente no dia útil seguinte (16 e 21), sem que haja incidência de juros e multas. “Se a pessoa tem conta a pagar nesse dia 15, por exemplo, o que ela não pode fazer é deixar para efetuar o pagamento somente na segunda, pois na sexta-feira os bancos atuarão como qualquer outro dia útil. Quem atrasar vai incorrer obrigatoriamente em multas”, explicou.

Regra vale para tributos

O assessor lembrou ainda que as pessoas precisam estar atentas quanto aos pagamentos de tributos federais, estaduais e municipais os quais devem ser pagos no dia anterior, se for o caso. “No entanto, os tributos já estão programados para que não coincidam com um feriado”, assinalou Vivan. “Principalmente quem tem empresa precisa atentar para as datas de vencimento, ou pedir ao contador que o faça”, completou. Caso o vencimento seja no feriado, também poderão ser pagos no dia útil seguinte.

Os assessores locais dos bancos informaram que as instituições financeiras funcionarão com a mesma quantidade de funcionários nessa sexta e na segunda-feira, obedecendo às recomendações da Febraban. No dia 20, todo o sistema bancário local não funcionará. A Câmara Municipal de Manaus instituiu esse dia como feriado em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra através da Lei número 188, de 14 de junho de 2007 publicada no Diário Oficial do Município de número 1.743 de 20 de junho de 2007.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes