Pesquisar
Close this search box.

Confiança registra estabilidade em junho, aponta CNI

Depois de quatro meses consecutivos de queda, a confiança dos industriais na economia brasileira registrou estabilidade. O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ontem, teve aumento de 0,4 pontos no mês de junho na comparação com maio e atingiu 57,9 pontos. O índice varia de zero a cem e valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.
Comparado a junho do ano passado, o indicador diminuiu 8,1 pontos e está abaixo da média histórica, de 59,7 pontos. Para a CNI, apesar da estabilidade no otimismo dos empresários verificada de maio para junho, a previsão é de que suas expectativas retomem a trajetória de queda registrada desde janeiro desse ano.
Na avaliação das condições atuais em comparação aos seis meses anteriores, os empresários continuam pessimistas. O indicador manteve-se igual ao do mês de maio, com 44,9 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
De acordo com entidade, dos 26 setores da indústria analisados, 24 acreditam que houve uma piora da economia.
Já os empresários do setor de outros equipamentos de transporte declararam-se otimistas sobre o momento atual da economia e o índice ficou em 52,4 pontos.
Os industriais do segmento de refino de petróleo acreditam estar havendo estabilidade na economia e o ficou em 50 pontos.

Perspectivas positivas

Apesar do pessimismo em relação às condições atuais da economia e da empresa, os industriais estão otimistas sobre as perspectivas dos próximos seis meses. O indicador registrou 62,6 pontos e manteve-se praticamente estável em relação ao mês passado, com aumento de 0,5 ponto.
A pesquisa do ICEI foi realizada entre 31 de maio e 15 de junho, com 2.216 empresas, das quais 1.153 pequenas, 730 médias e 333 de grande porte.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar