Confiança do consumidor brasileiro registra 139 pontos em dezembro

O Ipsos (Índice Nacional de Confiança), elaborado pela Ipsos Public Affairs para a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), revela que a confiança do consumidor brasileiro registrou alta de cinco pontos no último mês, passando de 134 em novembro para 139 em dezembro de 2007. Em dezembro de 2006 o INC estava em 141 pontos.

Com 152 pontos em dezembro de 2007 e um crescimento de 16 pontos sobre novembro, a região Norte/Centro-Oeste é a mais otimista. Em seguida está a região Sudeste, que registrou aumento de quatro pontos, passando para 145 no último mês. A região Nordeste registrou 133 pontos em dezembro ante 131 em novembro. A região Sul, considerada a menos otimista nos últimos meses, subiu de 113 pontos em novembro para 119 em dezembro.

O INC mostra que 55% da população brasileira acreditam que a situação econômica de sua região para os próximos seis meses vai continuar forte, contra 10% que estimam o contrário. “Na medida em que as pessoas sentem-se seguras em seus empregos e sabem que a maioria à sua volta também está empregada, a conseqüência é um aumento natural da confiança para os meses futuros”, afirma o presidente da ACSP, Alencar Burti.

O INC indica também uma boa situação para o mercado de eletrodomésticos, onde 44% dos entrevistados disseram ser mais favoráveis a estas aquisições, contra 26% que responderam ser menos favoráveis. Em relação às compras de imóveis e automóveis, a diferença é mínima, 33% responderam ser mais favoráveis e 32% menos favoráveis a essas aquisições.

A confiança na manutenção do emprego teve ligeiro aumento de 43% para 44% e a falta da confiança na segurança do emprego subiu de 23% em novembro para 24% em dezembro.

O INC resulta de mil entrevistas realizadas em 70 cidades, o que inclui nove regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvadora, Recife e Fortaleza).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email