Pesquisar
Close this search box.

Confiança do consumidor atinge menor nível desde abril

A confiança do consumidor americano na economia diminuiu em julho e chegou ao menor patamar desde abril, segundo pesquisa da Universidade de Michigan divulgada nesta sexta-feira. O índice apurado pela instituição ficou em 66 pontos, contra 70,8 em junho.
Mesmo assim, o resultado ficou acima do esperado pelos economistas, que previam um índice em 65 pontos.
O índice de expectativas para os próximos meses caiu para 63,2 pontos, contra 69,2 no mês passado. “Os consumidores acreditam que a queda livre na economia acabou, mas veem poucos motivos para acreditar que as políticas de estímulo do governo irão melhorar a situação financeira no futuro próximo”, informou a universidade, em um comunicado.
O índice que avalia a situação atual da economia americana, por sua vez, caiu para 70,5 pontos, contra 73,2 em junho. O dado de sexta-feira confirma a tendência mostrada na leitura divulgada pela universidade no último dia 10: o dado preliminar divulgado então ficou em 64,6 pontos.
O pessimismo do consumidor americano quanto à recuperação da economia já havia dado os primeiros sinais no fim de junho, quando o instituto privado de pesquisa Conference Board mostrou uma queda inesperada no indicador de confiança, de 54,8 pontos (dado revisado) em maio para 49,3 pontos (a expectativa dos analistas era de um aumento para 55 pontos).
No último dia 2, a rede americana de TV CNN realizou uma pesquisa que mostrou que 41% dos americanos avaliaram que a situação do país é muito difícil, contra 37% na pesquisa anterior, feita em abril. A pesquisa da CNN foi realizada entre os dias 26 e 29 de junho, com 1.026 pessoas, ouvidas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar