Pesquisar
Close this search box.

Conferência do Clima decepcionou, mas atuação do Brasil foi elogiada, avalia Minc

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou ontem que a COP-15 (15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) foi uma decepção completa, mas destacou que a participação do Brasil foi bastante elogiada. Ele garantiu que o país vai continuar empenhado em cobrar posturas mais fortes das nações ricas, além de lançar medidas de curto prazo para minimizar os efeitos do aquecimento global.
“Não é porque o egoísmo e a insensatez prevaleceram lá que não vamos avançar no nosso dever de casa. Vamos continuar trabalhando”, declarou, na manhã de ontem, no Rio de Janeiro.
De acordo com Minc, entre as medidas que o governo brasileiro vai adotar está o lançamento do Fundo Cerrado. Sem dar mais detalhes, o ministro disse que este deverá seguir os moldes do Fundo Amazônia, criado em 2008, para reduzir o desmatamento na região. O fundo já existente prevê a contribuição de doadores internacionais e é gerido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Minc garantiu que o Brasil vai continuar buscando articulações com outros países – a exemplo das nações da América Latina – para incrementar os esforços de preservação da Amazônia. O país deve buscar também aproximação com a África, onde será intensificada a implementação de programas de combate à desertificação.
A COP-15, que reuniu 192 paaíses, terminou na sexta-feira, 18, em Copenhague (Dinamarca), sem um novo acordo climático, que ficou para 2010. Apenas um acordo parcial foi fechado entre EUA, China, Índia, Brasil e África do Sul com apoio de outros países, mas ainda depende de aprovação formal. A próxima reunião sobre mudanças climáticas será em 2010, no México.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar