Pesquisar
Close this search box.

Conferência debate alternativas para aquecimento do setor

O WTTC (World Travel & Tourism Council) promove nos dias 15 e 16 de maio em Florianópolis (SC), a 9ª Conferência Global sobre Viagens e Turismo 2009, que será realizada pela primeira vez na América Latina. Durante a ocasião serão realizados debates sobre como o turismo pode mudar os rumos da economia mundial e os desafios das parcerias entre a iniciativa pública e privada para o desenvolvimento das ­comunidades locais.
E, devido à repercussão atual da febre suína, haverá um fórum específico sobre o assunto com a participação da Organização Mundial de Saúde e a apresentação de um estudo inédito desenvolvido pela Oxford Economics sobre os impactos da gripe suína na indústria do turismo intitulado “Será que estamos realmente preparados para enfrentar uma pandemia?”
A missão do WTTC é ampliar o panorama de negócios ligados ao setor, com foco nas questões econômicas, sociais e ambientais, e reunirá cerca de 800 lide-ranças públicas e privadas do setor no mundo.
O evento reunirá mais de 50 palestrantes de diferentes perfis e com uma diversidade de experiências que enriquecerão o debate. Dentre eles: Paulo Nogueira Batista Jr., diretor executivo do FMI no Brasil, América Latina e Caribe; Firmin Antonio, Presidente Honorário do Conselho de Administração da Accor Brasil; John Walker, Presidente do Conselho do Oxford Economics; Martin Felstein, Consultor do Conselho Econômico dos Estados Unidos; Hubert Joly, CEO da Carlson; Fernando Pinto, CEO da TAP; Sebastien Escarrer, Vice-Presidente do Sol Melia; Domenico de Masi, Professor de Sociologia do Trabalho e Estratégia da Universidade de Roma; Jabu Mabuza, Presidente da South África Tourism, Gerald Lawless, Presidente Executivo da rede indiana de hotéis e resorts Jumeirah.
Nos dois dias de Confe-rência, as dez sessões destacarão os seguintes temas: Transformando economias; Energizando economias; Desen­vol­vimento do potencial competitivo do turismo no Brasil; Removendo as barreiras para a integração global do turismo; Mudando valores e Parcerias reais.

Gripe suína

Preocupações acerca do recente surto de gripe suína e a cobertura global da doença na mídia levaram o WTTC, o fórum para líderes da indústria de Viagens & Turismo, a rever sua agenda para a 9ª Cúpula Global de Viagens & Turismo.
Agora, a sessão de abertura da Cúpula será dedicada à possibilidade de uma pandemia iminente e o WTTC deve divulgar um novo modelo econômico que preparou com a colaboração da Oxford Economics, prevendo o impacto econômico desse tipo de pandemia em no setor de Viagens & Turismo.
“É uma situação muito grave”, disse o presidente e CEO da WTTC, Jean-Claude Baumgarten.
“Apesar da declaração da OMS (Organização Mundial de Saúde ) que recomendou não impor restrições para viagens, a menos que as pessoas já estão doentes. Mas, os governos tomaram algumas atitudes sem precedentes –em muitos casos baseados em incertezas a respeito dos desdobramentos de uma epidemia de gripe suína– que estão alimentando temores a respeito de viagens em geral.
Não foi somente uma reação excessiva dos governos. A população em geral está com medo por causa de manchetes equivocadas na mídia, e isso também afetou a demanda por Viagens & Turismo”, acrescentou Baumgarten.
A sessão da Cúpula, “Estamos prontos para lidar com uma pandemia?”, deve incluir representantes da indústria, da mídia, da OMS e da Rede de Pesquisa para Emergências no Turismo (Tourism Emergency Research Network – TERN), que reúne todas as organizações e associações do setor público e privado na área de Viagens & Turismo. Os resultados da pesquisa serão apresentados pela Oxford Economics.Além de debater as principais preocupações levantadas pelo surto de gripe suína e o nível de preparação da indústria para enfrentar uma pandemia, a sessão deve propor medidas para garantir uma recuperação rápida para a indústria de Viagens & Turismo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar