Pesquisar
Close this search box.

Conde é só beleza na Paraíba

Desenhado por imensas curvas que acomodam centenas de coqueiros. Este é o pedaço do litoral nordestino, emoldurado por falésias multicoloridas com mais 30 metros de altura, que mais cativa o visitante da pequena cidade vizinha a João Pessoa.

Frequentada por viajantes e moradores, a Costa do Conde possui oito praias maravilhosas, cada uma com particularidades próprias que são distribuídas em 20 km de extensão. São elas: Barra de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Arapuca e Tambaba.

A Costa do Conde pode ser acessada de diversas maneiras. De carro (cerca de 20 minutos pela PB 008 e 50 minutos pela BR 101), transporte público ou  transfers oferecidos por agências de turismo. Durante o passeio pelo litoral a paisagem muda a cada praia e impressiona cada vez mais os visitantes.

A primeira praia da Costa do Conde vindo pela PB-008 é a Barra do Gramame. Possui faixa de areia bem extensa onde se formam diversas piscinas naturais quando a maré esta baixa. Leva este nome por causa da foz do Rio Gramame que se encontra com o mar.

Segunda praia do litoral condense vindo pela PB-008, a Praia do Amor é famosa por ter uma atração peculiar: a pedra furada – rocha vulcânica no formato de um coração, que, segundo os moradores, garante a felicidade do casal que passar por dentro dela. Também conhecida pela pesca da sardinha, que atrai pescadores e banhistas à espera do peixe fresco.

A Costa do Conde não deixa a desejar quanto à infraestrutura de hospedagem com mais de 2.500 leitos distribuídos entre hotéis, pousadas e hostels. Muitos deles de frente para o mar em diversas praias da região.

O município de Conde tem raízes históricas na aldeia Jacoca, de índios Tabajara, administrada pelos missionários franciscanos, logo depois de sua chegada à Paraíba em 1589. A sede do município originou-se da fusão dessa aldeia com outra denominada Pindaúna, de índios Potiguaras, durante a ocupação da capitania pelos invasores holandeses.

Em 1636, durante esta ocupação holandesa. Este povoado foi batizado de Maurícia ou “Mauricéia”, homenagem ao Conde Maurício de Nassau. Expulsos os holandeses os portugueses elevaram a aldeia Maurícia à categoria de vila com o nome Conde, o que não deixava de ser uma recordação do Conde Maurício de Nassau.

Sua emancipação política foi alcançada em 18 de novembro de 1963, desmembrado de João Pessoa e formando um único distrito, o da sede, com o nome simplificado para Conde.

ABRAJET 64 ANOS

Quando um grupo de oito jornalistas que atuavam em jornais e emissoras de rádios no Rio de Janeiro criou a entidade que viria a se transformar na Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, não imaginavam que estavam também fazendo história. Em reunião realizada no dia 29 de janeiro de 1957, numa das salas da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, foi fundada a entidade que completou 64 anos na última sexta-feira. E a segunda mais antiga instituição que congrega jornalistas em todo o País. Só perde para a ABI, que tem 112 anos de atividades.

ADEUS MAGLIONE

Foto: Divulgação

O ex-diretor regional Norte da Rede Tropical de Hotéis e gerente geral do Tropical Hotel Manaus, Antônio Teixeira Maglione, de 62 anos, morreu no início da semana passada, em São Paulo, devido a complicações decorrentes da infecção pelo Coronavírus (COVID-19). Antonio Maglione ainda estava morando em Manaus, apesar do fechamento do hotel devido a problemas financeiros e o consequente leilão judicial que passou o controle da instituição hoteleira para a Fametro. A infecção do vírus se manifestou de forma violenta na segunda semana de janeiro de 2021.

PRESS TRIP

Foto: Divulgação

Com o objetivo de mostrar a magia e os encantos da praia da Pipa, a jornalista Cristina Lira promove uma Press trip com jornalistas de Natal no período de 26 a 28 de fevereiro. Durante o final de semana, os jornalistas terão programação fechada e passeios exclusivos, além da oportunidade de conhecer a gastronomia local. O apoio é da Emprotur, Potiguar Turismo e Preserve Pipa, Associação dos hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa , Hotel Sun Bay, restaurante Aventureiro, restaurante Ponta do Barra Vento, restaurante Camarão da Fazenda, Pipa Park passeios e Secretaria de Turismo de Tibau do Sul e Pipa.

UNIFICADO

Levando em conta a sinergia de negócios e o relacionamento com o mercado no fomento de benefícios para os associados e o trade paulista como um todo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) anunciaram a unificação de um de seus principais canais de comunicação: o WhatsApp. As entidades foram as primeiras do setor a criar grupos com seus associados. Se ainda não está no grupo envie a solicitação para Juliana Assumpção, no WhatsApp (11) 97630-1250.

TENDÊNCIAS

Pesquisa realizada pela Booking identificou nove tendências do Turismo para 2021 e revelou qual os cinco tipos de viagens que irão se destacar neste ano. A ideia do estudo é inspirar os viajantes em suas futuras descobertas, entendendo o que melhor se encaixa em suas preferências para colocar no roteiro assim que for possível. As viagens solos tem chance de ganhar um espaço ainda maior, visto que o desejo de viajar fará com que as pessoas encarem itinerários sozinhas. Os dados da Booking antes da pandemia confirmam que apenas 25% dos brasileiros planejavam viajar sozinhos.

NOVIDADE

A CVC Corp apresentou Paula Domingues como diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade para os mercados do Brasil e da Argentina. A executiva atuará com foco em inovação e desenvolvimento de pessoas. A profissional é formada em Administração de Empresas, possui MBA pela FGV e MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA), além de cursos com foco em negócios em renomadas escolas no exterior, tais como Universidade de Cambridge (Inglaterra), SDA Bocconi (Itália) e Universidade Vanderbilt (Estados Unidos).

CANCELADO

Foto: Divulgação

A Espanha anunciou desde quarta-feira estão suspensos todos os voos de e para o Brasil e África do Sul. A decisão foi tomada para evitar a disseminação das variantes da covid-19 detectadas nestes países. A medida do país espanhol, que vai ao encontro de outros países, como Portugal, Colômbia e Turquia, durará 14 dias e pode ser prorrogada, dependendo da evolução da pandemia. Apenas os voos para a Espanha ocupados por cidadãos espanhóis ou andorranos, bem como por residentes em ambos os países ou passageiros em trânsito internacional com escala inferior a 24 horas, podem ser efetuados.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar