Pesquisar
Close this search box.

Concurso mobiliza estudantes para a Semana Nacional de C&T

https://www.jcam.com.br/ppart11082009.jpg

Sensibilizar e incentivar à pesquisa alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas de todo o Estado. Com esse objetivo, uma das iniciativas que vão movimentar a 6ª SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) no Amazonas, é o Concurso Ciência no Amazonas, que está com as inscrições abertas até o dia 11 de setembro de 2009.
Coordenado pela Sect-AM (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), o concurso acontece desde a primeira edição da SNCT em 2004 e mobiliza milhares de estudantes que mostram seu talento para ilustrar suas ideias sobre ciência. Este ano, eles poderão confeccionar desenhos, poemas e redações.
De acordo com a presidente da comissão do concurso, Ivana Botelho, a partir do tema proposto, os participantes deverão retratar a situação da C&T no seu município: sua história passada, seu contexto atual e seus desafios futuros. “A iniciativa proporciona o resgate e as contribuições das pessoas e instituições de cada lugar para a C&T e para o conhecimento do Estado, principalmente”, explica. Ela reforça que se trata de uma competição de cunho educativo para estimular alunos de modo a expressarem o tema do evento.
A temática do concurso segue o mote nacional da Semana, que em 2009 vai enfatizar a Ciência no Brasil, numa proposta de criar um movimento nas cidades brasileiras, para se debater nas escolas, universidades, instituições, entidades, espaços públicos e com a população em geral, a situação da C&T em cada região e no país.
Quanto às modalidades do concurso, o desenho é destinado a alunos de 5 a 10 anos; o poema é direcionado a alunos de 11 a 15 anos; e estudantes com 16 a 20 anos deverão concorrer por meio de uma redação.
Os vencedores serão conhecidos e premiados durante a Semana Nacional de C&T, nos dias 19 a 25 de outubro de 2009. Em 2008, foram mais de 3.000 trabalhos apresentados envolvendo estudantes de escolas das redes estadual e municipal de ensino de 14 municípios amazonenses.
Segundo Ivana, um fator que destaca o sucesso da atividade é a parceria das instituições envolvidas, atraindo, inclusive, a participação de empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) com relação aos prêmios para os ganhadores. Além da Sect, fazem parte da comissão representantes da Seduc (Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino), Semed (Secretaria Municipal de Educação), Ufam (Universidade Federal do Amazonas), UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), Fiocruz (Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz ).
Para efetivar a participação no concurso, os trabalhos deverão ser encaminhados pelas escolas até às 17h, do dia 11 de setembro de 2009, na Sect (Seretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), localizada na Av. Mário Ypiranga Monteiro (antiga Rua Recife), 3.280, prédio I – Bairro Parque 10, CEP: 69057-002 Manaus/AM. Para maiores informações: (92) 4009.8116/4009.8100; E-mail: [email protected]. O regulamento completo está acessível no site: www.sect.am.gov.br.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar