Comunicar-se de maneira clara e eficaz é essencial durante apresentações, seja para os seus colegas de sala ou para uma equipe de trabalho. Porém, contar apenas com as palavras não é o método mais recomendado de buscar o sucesso na sua forma de se comunicar. Para ser bem-sucedido, você tem de contar com outro recurso: a comunicação não verbal. Ainda que seja desprezada por muitos, as técnicas de comunicação não verbal podem contribuir muito para a eficiência da sua apresentação.

Vamos falar sobre 6 importantes maneiras de se comunicar não verbalmente.

Contato visual

Para garantir uma comunicação não verbal eficiente, é essencial que você faça contato visual. Se você estiver em uma apresentação, pode usar muito mais que palavras para expressar a importância do que está dizendo. Procure fazer contato visual com o máximo possível de pessoas presentes, isso fará com que elas levem a sério o que você está dizendo.

Flutuação da voz

Outra maneira de dar ênfase ao que você está dizendo é utilizar sua voz como recurso. Um tom monótono e constante vai fazer com que as pessoas se distraiam, independentemente do conteúdo da sua apresentação. Já se você sabe o momento correto de aumentar ou diminuir o tom de voz, enfatizar uma ou outra palavra e até mesmo fazer pausas, a atenção do seu espectador estará completamente voltada para você.

Posicionamento

Assim como o tom de voz monótono, permanecer parado ao lado da sua apresentação vai torná-la algo entediante. Se você quer fazer com que seus espectadores realmente se interessem por aquilo que você tem a dizer, seja dinâmico. Caminhe ao redor e na frente da sala, aponte exemplos. E nunca, em hipótese alguma, faça sua apresentação sentado atrás do computador. Essa é uma péssima prática.

Expressões faciais

Para que a sua audiência se sinta entusiasmada por aquilo que você faz, é essencial que você se empolgue em apresentar aquilo. Se você ficar com a famosa “cara de velório” durante todo o tempo em que estiver diante deles, não haverá motivo para que eles se sintam minimamente interessados no assunto. Já se você mostra como o assunto pode ser animador, cada vez mais pessoas vão se atentar ao tema discutido. Por isso, sorria nos momentos certos, mostre animação e até mesmo feições de contrariedade se esse for o caso.

Gestos

Não adianta nada andar pela sala enquanto apresenta, se suas mãos estão guardadas nos bolsos, cruzadas ou presas ao lado do corpo. Isso mostra desconforto. Faz com que as pessoas percebam você de maneira insegura. Procure contar com a ajuda dos gestos, lembre-se de que suas mãos não ficam paradas durante uma conversa normal. Apenas fique atento para não exagerar no uso do recurso e virar motivo para piadas.

Vestimenta

A vestimenta, apesar de considerado um item fútil por muitos, na verdade é muito importante. Não adianta você ter uma boa mensagem a ser passada, mas não causar credibilidade nas pessoas no primeiro contato. No primeiro contato, na primeira olhada que alguém dá a você, a outra pessoa já define em sua cabeça quem e como você é, de acordo com a maneira com a qual você está vestido ou maquiada, para as mulheres. É interessante que seja de acordo com sua profissão ou assunto a ser tratado.

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email