Pesquisar
Close this search box.

Comunidade de Acanaí, em Japurá,promove 1º Festival do Agricultor

A comunidade de Acanauí, distante cerca de uma hora de barco do município de Japurá, foi sede do 1º Festicultor (Festival do Agricultor), neste mês de maio. A festa que tem a finalidade de homenagear os produtores rurais da região contou com mais de 400 pessoas.
Pela primeira vez os produtores puderam apresentar a quantidade de culturas plantadas no local. E os números impressionam, foram : 150 pés de laranja, 350 de cacau, 260 de limão, 3.592 de açaí, 190 de manga, 408 de pupunha 1.464 de cupuaçu e 555.430 pés de mandioca.
Agora, com o apoio da Prefeitura de Japurá, os produtores trabalham de maneira mais organizada e com incentivos que beneficiam a agricultura familiar. 30% de toda a produção de frutas, verduras e legumes produzidos vão ser incluídas no cardápio da merenda escolar das crianças.
A medida é uma determinação do governo federal. Orientação seguida à risca pelo Prefeito Raimundo Guedes (PCdoB).
Desde que assumiu a Prefeitura de Japurá no ano passado, Guedes não mede esforços para que o produtor rural tenha melhores condições de trabalho e incentivos financeiros. “ A meta da Prefeitura é organizar toda a cadeia produtiva das comunidades do entorno de Japurá. Pela primeira vez nós podemos ver a agricultura familiar de Acanauí tomando os rumos de uma sociedade organizada e mais feliz”, declarou Guedes.
Durante o evento também foram ministradas palestras sobre hábitos alimentares, maneiras e formas de reaproveitamento de alimentos. “É preciso ensiná-los a não desperdiçar nada, e a fazer novas receitas nutritivas com o que se colhe da terra”, explicou a nutricionista Sara Assayag. As crianças também tiveram aulas de como escovar os dentes corretamente, juntamente com a aplicação de flúor. (Fonte: AAM)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar