Comunicação corporativa favorece a boa reputação das empresas

O diretor da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Mauro Martinez, vai apresentar a palestra Comunicação Corporativa: Conscientizar para Transformar Ações em Resultados no Tropical Hotel Manaus. A atividade está inserida na programação do 9º
Congresso Amazônico de Gestão de Pessoas, realizado pela ABRH/AM (Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas), que ocorre nos dias 8 e 9 de outubro.
De acordo com Martinez, a comunicação corporativa está ganhando cada vez mais espaços nas empresas. Todas as organizações necessitam de processos em que os funcionários possam ter uma convivência harmoniosa, o que acaba gerando maior lucratividade para qualquer empresa.
“A importância da comunicação corporativa não está apenas na troca de e-mails internos ou nas informações expostas nos murais do corredor, mas sim no trabalho em conjunto de todos os funcionários”, disse ele.
Martinez afirmou que existem dois tipos de funcionários: o que só faz o que se pede e aquele que só faz o que não se pede. “Nesse tipo de situação, é sempre importante fazer uma interpretação da comunicação, mas cada profissional precisa ter determinadas estratégias em sua área de atuação, seja de produção ou de vendas”, enfatizou.
Ainda segundo ele, o papel da comunicação corporativa é o elo principal que une o prático ao estratégico para alavancar qualquer tipo de relacionamento, expressando diferentes valores, culturas e formas de comunicação entre o público interno.
Para o diretor, a maior parte das empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) possui bons níveis de comunicação corporativa por conta dos seus profissionais. “Os gestores de RH (Recursos Humanos) e administradores desempenham de maneira correta as suas funções. Alguns aplicam até a Teoria da Comunicação, disciplina de nível superior, elevando os conceitos intrapessoais. Tudo isso faz com que a empresa evolua e produza cada vez mais, melhorando seus níveis econômicos”, salientou.
Na avaliação de Martinez, para que a empresa obtenha sucesso na comunicação corporativa é necessário alinhar função de comunicador com os planos de comunicação, apontando ferramentas estratégicas que facilitem e aumentem a integração entre os funcionários. “A comunicação corporativa só é perfeita quando os funcionários conseguem dialogar de maneira clara e concisa, gerando sucesso para a empresa”, disse.
Para melhorar a comunicação corporativa é importante que as empresas tenham um departamento que trabalhe exclusivamente com a comunicação, com pelo menos três funcionários. Os profissionais desse departamento têm a tarefa de cativar todos os funcionários para que o ambiente de trabalho tenha mais harmonia. “Todos os funcionários devem ficar informados sobre tudo o que acontece na empresa. Pois isso também contribui para uma melhor imagem da instituição”, concluiu Martinez.

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