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Comunicação corporativa favorece a boa reputação das empresas

O diretor da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Mauro Martinez, vai apresentar a palestra Comunicação Corporativa: Conscientizar para Transformar Ações em Resultados no Tropical Hotel Manaus. A atividade está inserida na programação do 9º
Congresso Amazônico de Gestão de Pessoas, realizado pela ABRH/AM (Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas), que ocorre nos dias 8 e 9 de outubro.
De acordo com Martinez, a comunicação corporativa está ganhando cada vez mais espaços nas empresas. Todas as organizações necessitam de processos em que os funcionários possam ter uma convivência harmoniosa, o que acaba gerando maior lucratividade para qualquer empresa.
“A importância da comunicação corporativa não está apenas na troca de e-mails internos ou nas informações expostas nos murais do corredor, mas sim no trabalho em conjunto de todos os funcionários”, disse ele.
Martinez afirmou que existem dois tipos de funcionários: o que só faz o que se pede e aquele que só faz o que não se pede. “Nesse tipo de situação, é sempre importante fazer uma interpretação da comunicação, mas cada profissional precisa ter determinadas estratégias em sua área de atuação, seja de produção ou de vendas”, enfatizou.
Ainda segundo ele, o papel da comunicação corporativa é o elo principal que une o prático ao estratégico para alavancar qualquer tipo de relacionamento, expressando diferentes valores, culturas e formas de comunicação entre o público interno.
Para o diretor, a maior parte das empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) possui bons níveis de comunicação corporativa por conta dos seus profissionais. “Os gestores de RH (Recursos Humanos) e administradores desempenham de maneira correta as suas funções. Alguns aplicam até a Teoria da Comunicação, disciplina de nível superior, elevando os conceitos intrapessoais. Tudo isso faz com que a empresa evolua e produza cada vez mais, melhorando seus níveis econômicos”, salientou.
Na avaliação de Martinez, para que a empresa obtenha sucesso na comunicação corporativa é necessário alinhar função de comunicador com os planos de comunicação, apontando ferramentas estratégicas que facilitem e aumentem a integração entre os funcionários. “A comunicação corporativa só é perfeita quando os funcionários conseguem dialogar de maneira clara e concisa, gerando sucesso para a empresa”, disse.
Para melhorar a comunicação corporativa é importante que as empresas tenham um departamento que trabalhe exclusivamente com a comunicação, com pelo menos três funcionários. Os profissionais desse departamento têm a tarefa de cativar todos os funcionários para que o ambiente de trabalho tenha mais harmonia. “Todos os funcionários devem ficar informados sobre tudo o que acontece na empresa. Pois isso também contribui para uma melhor imagem da instituição”, concluiu Martinez.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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