Pesquisar
Close this search box.

Complexo do Manoa será entregue em outubro

Complexo do Manoa será entregue em outubro

A prefeitura de Manaus trabalha para entregar no mês de outubro o complexo viário Professora Isabel Victória, na Avenida Max Teixeira, zona Norte, na entrada do conjunto Manoa. As obras de fundação já foram concluídas com a fixação de 27 pilares, que serão a base de nove vigas-travessas que sustentarão a pista elevada. A construção atingiu 70% de execução, com trabalhos concentrados na sustentação da passagem elevada.

“Nem mesmo a pandemia foi capaz de interromper o desenvolvimento da nossa cidade, com suas diversas intervenções urbanas em pleno andamento e que seguem dando uma nova cara à Manaus. É uma preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto que, mesmo em tratamento da Covid-19, segue acompanhando a continuidade das obras”, disse o titular da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura), Kelton Aguiar.

Segundo o engenheiro civil da Seminf e responsável pela fiscalização da obra, Sérgio José Gonçalves, a estrutura em construção no Manoa é diferente do complexo viário da avenida Constantino Nery. “Na Constantino, foi usada a concepção de trincheira ou passagem subterrânea. Aqui, o trajeto é feito por cima. É um elevado com viaduto e duas alças de apoio”, explicou o engenheiro, acrescentando que ambos os projetos dão fluidez ao trânsito.

O elevado do complexo viário Professora Isabel Victória contará com seis faixas, sendo três no sentido Centro e três no sentido bairro. Em cada sentido, uma faixa será dedicada ao transporte coletivo e duas serão destinadas aos demais veículos. A medida busca garantir o escoamento do trânsito, valorizando o transporte de massa, mesmo em situações de emergência.

“Em situações de colisão ou pane de veículo, os demais condutores vão ter como seguir viagem, pois os sentidos não vão se limitar a duas faixas”, disse a engenheira civil da Seminf, Nyrvana Pinto, que também fiscaliza a obra, destacando que a desativação de alguns sinais de trânsito também contribuirá para a fluidez.

Quanto às alças de suporte, no sentido Centro, foi feita a base da estrutura em trevo, além do asfaltamento interno da curva que, inclusive, já está com trânsito liberado. Já no sentido bairro, as obras devem começar nos próximos dias.

A entrega do complexo viário do Manoa está prevista para outubro deste ano. Com uma área de abrangência de 283 mil metros quadrados, o complexo viário é composto por um viaduto, que transpassará por cima de uma rotatória, e um sistema binário de tráfego na área dos bairros Mundo Novo e Cidade Nova.

A obra é executada pelo consórcio formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e Construtora Soma Ltda., vencedoras da licitação e que tiveram o contrato firmado após o certame da modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Mobilidade

E para garantir a fluidez, vias do entorno da obra também são contempladas com ações de infraestrutura. No conjunto Mundo Novo, 19 ruas receberam fresagem, pavimentação, além de construção de calçadas, meio-fio e sarjetas. Os mesmos serviços foram feitos em 15 ruas do conjunto Manoa, onde mais cinco vias também devem ser contempladas.

Arthur sem previsão de alta

A prefeitura de Manaus informou que foi emitido na tarde desta terça-feira, 7/7, o primeiro boletim médico do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sobre o quadro clínico do prefeito Arthur Virgílio Neto, que deu entrada na unidade na segunda-feira, 6, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. Ambos testaram positivo para Covid-19 no último dia 29/6.

Segundo o documento, o prefeito de Manaus “se encontra bem, internado na unidade de terapia semi-intensiva, respirando com auxílio de um cateter de oxigênio. Estão previstos exames gerais realizados periodicamente e, até o momento, não há previsão de alta”.

Severo Neto

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar