Como Taiwan salva vidas e economia – Parte 6

O artigo apresenta um Guia, Medidas e Programas do Centro de Controle Epidêmico em parceria com Ministério da Cultura do Governo de Taiwan, os quais têm salvado vidas e a economia ao longo de 2020.

1o) Elaboração de um Guia para reuniões públicas

Este guia <http://bit.ly/39Zitry> foi divulgado no dia 05/03/20 e elaborado pelo Centro de Controle Epidêmico de Taiwan para ajudar departamentos do governo em todos os níveis, escolas públicas ou privadas, empresas públicas e outras organizações a tomarem decisões mais adequadas durante o planejamento de reuniões públicas de larga escala.

Este guia está alinhado com as diretrizes da OMS, tem nove páginas, com conceitos básicos, o escopo da aplicação, a avaliação de riscos (com seis indicadores relacionados ao perfil dos participantes, ventilação, distanciamento entre as pessoas, tipo de posicionamento das pessoas – fixo ou em movimento, duração do evento, higiene das mãos e uso de máscaras), medidas preventivas, e gestão da saúde dos organizadores.

2) Adiamento ou suspensão de atividades culturais

Com o avanço global da pandemia, no dia 25/03/20, o Centro de Comando Epidêmico de Taiwan recomendou que atividades envolvendo reuniões públicas internas (mais de cem pessoas) e externas (mais de 500) deveriam parar. Por conta disso, o Ministério da Cultura do Governo Federal de Taiwan elaborou e divulgou as seguintes diretrizes <https://bit.ly/2IGqjLY> para nortear os gestores:

2.1) as salas de espetáculos (incluindo espaço para orquestras) de órgãos patrocinados deverão suspender as atividades. Eventos internos com número superior a 100 pessoas que foram planejados em espaços alugados, recomenda-se o adiamento ou o cancelamento com reembolso aos que pagaram. Para espetáculos com público inferior a 100 pessoas, o Ministério da Cultura recomenda o adiamento, sendo possível disponibilizar salas sob a premissa de adoção de medidas de prevenção de epidemias para que a equipe possa usar o espaço para ensaio e treinamento;

2.2.) gestores de órgãos administrativos que estão planejando realizar espetáculos internos com menos de 100 pessoas ou externos com menos de 500 pessoas devem agir pautados nos seis indicadores de avaliação de risco do Guia do Centro de Comando Epidêmico (supracitado). Se a avaliação aponta maior risco, recomenda-se o adiamento, cancelamento ou mudança de métodos. Caso contrário, deve-se elaborar um plano de resposta à prevenção para realizar o evento.

2.3) as instituições do Ministério da Cultura devem recalcular o número de pessoas a serem acomodadas em uma exibição durante o mesmo período de tempo. O número de espectadores de uma exibição não deve ultrapassar 100, obedecendo o princípio de manter pelo menos um metro de distância entre os participantes;

Entre os eventos que foram adiados ou suspensos, podemos citar:

a) 2020 Taipei Fashion Week

b) 2020 Taiwan Fashion Awards

c) 2020 Taipei International Book Fair

d) 2020 Taiwan Culture Expo

Para os eventos que foram cancelados, os exibidores foram ressarcidos e tiveram direitos protegidos.

3) Programa de Alívio para a Arte e Literatura 1.0 e 2.0

Este programa foi lançado em jan/20 e foi atualizado em abril/20 com orçamento estimado de pelo menos 5,22 bilhões de yuans para ajudar as organizações e profissionais envolvidos com a literatura, arte e a cultura no país. 

Os subsídios são para ajudar:

3.1) no pagamento dos salários;

3.2) com descontos no pagamento da conta de água;

3.3) com descontos no pagamento da eletricidade;

3.4) na realização rápida de empréstimos;

3.5) na obtenção de fundos para a carreira;

3.6) na obtenção de capital de giro.

Nestes links <https://bit.ly/3mbcCCE;   https://bit.ly/3gKaSzc; https://bit.ly/2W8VmmN; https://bit.ly/2IIO3iB> o leitor tem acesso a informações básicas deste Programa. 

Em geral, os beneficiados são profissionais de artes, de livrarias, de galerias, de cinemas, de produtoras de filmes e televisão, de comerciais, bem como atores, cantores, dançarinos, músicos, escritores, técnicos de iluminação e som, etc.

4) Cupom de Arte Divertida

Para encorajar as pessoas a expandir o consumo com a arte e cultura, bem como revitalizar as indústrias desses segmentos, o Ministro da Cultura lançou em jun/20 o Cupom de Arte Divertida, com valor de 600 yuans (US$ 20,33) cada um. Tanto o nativo como o estrangeiro com visto permanente pode baixar o aplicativo e se inscrever para obter o e-ticket, a fim de ser usado em lojas e organizações conveniadas para obter serviços relacionados a arte ou cultura, incluindo acesso ao teatro, livros, material sonoro, etc. 

Na primeira rodada, encerrada no dia 21/07/20, 2,1 milhões de pessoas foram sorteadas e ganharam o cupom eletrônico. Este programa atende jovens, idosos e portadoras de necessidades especiais. Programas complementares a este são o Art Fun Go e o Digital Art Fun Coupons, os quais têm ajudado a movimentar a economia criativa, cultural e artística em Taiwan.

Estes programas são fruto de parcerias desenvolvidas pelo Ministério da Cultura do Governo Federal de Taiwan com a Imprensa, Indústria criativa, as Livrarias, as Lojas, os Cinemas, os Teatros, os Museus, cujos detalhes podem ser visualizados nestes links <https://bit.ly/2K1LKrs, https://artsfungo.moc.gov.tw/, https://bit.ly/37ebCco>.

Diante do exposto, os casos supracitados mostram a atuação rápida e integrada do Governo Federal de Taiwan para ajudar a proteger os tomadores de decisão, públicos e privados, bem como os trabalhadores atuantes em áreas afins da arte e cultura. Lá a gente não presencia Presidente e Ministros zombando da Covid-19, atacando a imprensa, a OMS, as vacinas, os artistas, não usando máscaras, incentivando a aglomeração, desrespeitando o distanciamento social e divulgando remédios sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19, razão pela qual em Taiwan não se tem notícia de mortes de cantores, escritores, artistas, vidas tão preciosas quanto a da poeta Maria Lúcia, a do escritor indígena Ely Macuxy o do cantor Zezinho Corrêa. 

No próximo artigo abordaremos sobre as medidas e os programas do Ministério da Saúde e Bem Estar do Governo Federal de Taiwan que estão salvando vidas e a economia daquele país.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email