8 de maio de 2021

Como Taiwan salva vidas e economia – Parte 5

O artigo apresenta Programas do Ministério de Transportes e de Comunicações do Governo de Taiwan que têm salvado vidas e a economia ao longo de 2020.

No dia 31/01/21 o Brasil completou 341 dias desde o 1o caso de Covid-19 divulgado. Até essa data, a pandemia segue descontrolada, somos o 2o pior do planeta com cerca de 224.534 mil mortos, número que pode representar cerca de 36% do total real de casos fatais, devido ao % médio de subnotificação registrado ao longo de 2020, conforme estatísticas divulgadas pelo Centro para Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas da London School of Hygiene & Tropical Medicine <http://bit.ly/30N6qtj>. Enquanto isso, no dia 31/01/21 Taiwan completou 376 dias desde o 1o caso de Covid-19 divulgado oficialmente. Neste período, apenas 8 mortes por Covid-19 foram oficialmente divulgadas, sendo o último caso divulgado em 29/01/21, após mais de oito impressionantes meses sem registrar nenhum caso fatal, uma realidade completamente diferente do Brasil.

Os últimos 4 artigos abordaram o desempenho de Taiwan, o perfil dos governantes, as leis, a rapidez como que os gestores públicos agiram para prevenir e controlar a pandemia, os orçamentos, as medidas adotadas nos primeiros meses e os programas desenvolvidos pelo Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan. Agora vejamos os principais programas adotados pelo Ministério de Transportes e de Comunicações do Governo Federal de Taiwan e parceiros.

1o) Banimento de cruzeiros internacionais

A partir de 06/02/20, em parceria com o Centro de Comando Epidêmico e com o Dep. dos Portos, foi decretado que os navios de cruzeiros internacionais estão proibidos de fazer escala nos portos de Taiwan. Isso ocorreu por conta de 10 pessoas terem sido testadas positivo e que estavam em quarentena dentro de um cruzeiro japonês que aportou em Taiwan no dia 31/01/20.

2o) Medidas de alívio para o Setor de Transporte Terrestre

Entre abril e set./20, este ministério forneceu subsídios (combustível, treinamento, financiamento) para ajudar os  taxistas, como por exemplo, o subsídio dado mensalmente no valor de 2000 yuans. Um pouco mais de 71000 taxistas solicitaram cartões de reabastecimento de táxi para a Formosa Plastics e China National Petroleum. 

3o) Medidas de alívio para os Setores Aéreo e Marítimo

Em Março/20, representantes do setor de aviação e parceiros foram convidados pelo Ministro dessa pasta para discutir as dificuldades e as soluções para o setor enfrentar a pandemia, resultando no lançamento e execução do Programa de Alívio da Indústria de Aviação 1.0 e 2.0 <https://bit.ly/3qIZb0b>, o qual disponibilizou 50 bi de yuans para ajudar as empresas aéreas com dificuldades. Algumas das empresas alvos foram: China Airlines, EVA Air, Mandarin Airlines, Uni Air, Tigerair Taiwan, and StarLux Airlines.

Além deste programa, outro setor apoiado foi o Marítimo, com o Programa de alívio Marítimo 1.0 e 2.0 <http://bit.ly/372axo7>, o qual recebeu recursos (pelo menos 30 bi de yuans) do Departamento dos Portos para dar assistência aos negócios deste segmento. Os recursos ajudaram na realização de inspeção dos passageiros, aquisição de combustível, garantia dos empregos com pagamentos de salários das tripulações, redução de valor de aluguel, etc. 

O Governo Federal de Taiwan tornou simples e rápido o processo de solicitação e obtenção dos recursos.

4o) Programa Hotéis de Quarentena

Este programa é interessante, pois é outro exemplo real de sucesso de parceria envolvendo o Governo Federal, os Governos Locais e a iniciativa privada. Tudo começou em Fev/20 quando o Centro de Comando Epidêmico de Taiwan recomendou aos Governos Locais que lançassem “A Quarentena em Casa e os Centros de Cuidados de Quarentena em Casa”. Além disso, a partir de março/20, o Departamento de Turismo do Ministério de Transporte e de Comunicações coordenou e subsidiou os governos locais para promover o financiamento de hotéis para a prevenção, a fim de receberem pessoas que precisam de um local para fazer a quarentena de 14 dias. 

Para estimular os proprietários dos hotéis, este Departamento começou a reconhecer nacionalmente os governos locais e os hotéis que aderiam ao programa. A partir de jun/20 eles começaram a subsidiar com 1000 dólar taiwanês (R$ 194) ou 1500 dólar taiwanês (caso a pessoa for um médico) a diária de cada quarto que hospedar alguém de quarentena. Neste link <https://taiwanstay.net.tw/> o leitor tem acesso à plataforma que permite identificar e agendar uma vaga nos hotéis conveniados. De acordo com o Departamento de Turismo, no início de Jan/21, Taiwan contava com uma rede de 280 hotéis de quarentena com 16 mil quartos disponíveis, sendo que eles acrescentarão 1000 quartos para atender a demanda nacional. Este é um programa que ajuda a proteger a população enquanto mantém os hotéis ocupados ao longo do tempo, reduzindo os efeitos negativos sobre a rede hoteleira do país.

Neste link <https://bit.ly/2NNsAal> o leitor tem acesso a um documento do Governo de Taipei com orientações e procedimentos padrões para ajudar os hotéis a se adequar à pandemia.

5o) Programa Pessoa de Quarentena Domiciliar

Este programa é voltado para os viajantes que entram em Taiwan e que precisam fazer a quarentena. Elas estão proibidas de usar o transporte público, razão pela qual o programa disponibiliza táxis ou carros augados para fazer o transporte. Os taxistas recebem subsídios para comprar material antiepidêmico e as pessoas que forem flagradas usando o transporte público, podem receber multa pesada que varia entre cem mil a um milhão de dólares de Taiwan.

6o) Programa para a Indústria do Turismo 1.0, 2.0 e 3.0

Este Programa foi lançado em meados de Fev/20 e já teve três ondas (alterações) para se adaptar à evolução da pandemia em nível global. Empresas, profissionais e passageiros do turismo começaram a solicitar os benefícios (empréstimos, treinamentos, pagamentos de salários, etc) em março/20 com recebimento dos mesmos a partir de abril/20. Mais detalhes basta acessar esses links <https://bit.ly/39VDAf1; https://bit.ly/37QiITF; https://bit.ly/3oByKYn; https://bit.ly/3qK3Hvt; https://bit.ly/3qJsUpC>. 

Além disso, em alguns momentos foram tomadas medidas de suspensão de grupos turísticos com ressarcimento aos que investiram recursos nesses grupos.

No próximo artigo abordaremos sobre os programas do Ministério da Cultura do Governo Federal de Taiwan que estão salvando vidas e a economia daquele país. Até lá, você seria capaz de citar um único Programa do Governo Bolsonaro que conseguiu dar respostas rápidas (a partir de fev/20), integrou outros ministérios, governos estaduais e empresas para salvar a população e a economia do país?

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email