Pesquisar
Close this search box.

Como posso maximizar meu talento?

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Articulistas%201/Articulistas%202/Cintia%20Lima.jpg

Muitas pessoas me fazem perguntas como: o que preciso fazer para tirar o maior proveito do meu potencial? Ou, ainda, como otimizar meus resultados através do meu potencial? Existe alguma maneira para que meu talento seja realmente utilizado ao máximo? E outras perguntas semelhantes.

Claro que não são respostas fáceis de responder e quase sempre vem acompanhadas de muita vontade de realização, uma dose de ansiedade e por vezes do interesse de encontrar atalhos para a tão sonhada alta performance.

Certamente não tenho respostas definitivas, muito menos verdades absolutas, mas para esta coluna de hoje, resolvi pensar e escrever pelo menos 10 dicas importantes para o que vou chamar de Dosagens para Maximizar o Talento:

  1. Paixão vem antes da competência: é bem comum a definição de competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Neste conceito, também fica claro que quanto mais atitude temos, tão mais corremos atrás de conhecimento e habilidade, mas o que muitos esquecem é que a atitude é alimentada por uma paixão profunda e determinante para criar o combustível necessário para manter firme a energia em busca de resultados extraordinários, consequentemente a maior utilização do que é o potencial.
  2. Simplesmente vá: Eu desconheço o momento em que todos os medos, receios, obstáculos e afins desaparecerão para que então o cenário esteja livre de desafios internos ou externos para o sucesso acontecer. Diante dessa máxima, a iniciativa de ir para ação mesmo diante das dificuldades é que torna o impossível, possível, e o impossível se torna realidade.
  3. Plano e foco não nascem com você: Não é nem um pouco natural as pessoas seguirem focadas e direcionadas para o que programaram. Generalizando, o que é mais comum é vivermos o dia a dia, e vamos ao longo do tempo ver no que vai dar. Quase sempre o imprevisto, o urgente, as tarefas circunstanciais tomam conta do dia, da semana, do mês e mesmo as pessoas mais competentes, apaixonadas e proativas se afastam do melhor a ser conquistado porque intencionalmente não mantiveram seu talento com energia na direção do que realmente é importante em seus planos preestabelecidos. Por isto, plano, foco e disciplina fazem o seu talento realmente aparecer!
  4. A prática aguça seu talento: por mais que você acredite que muito do que você tem não veio da formação, do treinamento, é a preparação que posiciona seu talento exatamente onde deveria ser usado e permite o desenvolvimento do baixo desempenho para o médio; do médio para o alto desempenho e do alto desempenho para a performance fora de série. Lembre-se que o treino vem antes da luta e a preparação antes da ação.
  5. Sem perseverança você desiste antes do tempo: não tem a ver com a teimosia que inviabiliza a mudança de estratégia ou reposicionamento do plano diante do inesperado, mas a perseverança no sucesso de quem continua caminhando por que está determinado e não destinado a conseguir. Neste sentido, é a auto responsabilidade de fazer todas as pequenas escaladas sequenciadas até o topo.
  6. Sem coragem, o seu talento para: você já escutou falar que coragem não é a ausência do medo, mas ir adiante apesar dele. Certo? É bem assim mesmo! E é por isto que coragem é uma virtude vivenciada dia a dia, do amanhecer ao por do sol e nada que realmente seja relevante é conquistado sem a coragem suficiente para as mais diversas situações. Como, pedir desculpa, precisa de coragem. Dizer o erro foi meu, precisa de muita coragem. Pode me ajudar? É um pedido extremamente corajoso. E tantas outras situações que não estão necessariamente ligadas às “ações de coragem”.
  7. Sem integridade seu talento não estará protegido: Não há sucesso prolongado com ausência de caráter. Muitas pessoas até conseguem ter um resultado espetacular, mas sem uma forte presença da ética em seu rastro, mais cedo ou mais tarde, tudo cai. A falta de integridade destrói o talento e nenhum de nós irá além das limitações do caráter.
  8. Seu círculo intimo impacta no seu talento: todos os relacionamentos que tem influenciam positiva ou negativamente no que você toma como posicionamento de suas escolhas e por consequência na forma como usa seus recursos para realização. Então vale lembrar da importância de cercar-se de pessoas que levem você para cima, que incentive o seu melhor, agregando valor para quem você é e para o que quer vir a ser.
  9. Somente em equipe é possível multiplicar: por mais talentoso, apaixonado, disciplinado, destemido, íntegro e tudo o mais que possa ser reforçado de positivo em seu perfil, personalidade, comportamento, etc e tal, nunca será maior e melhor do que um conjunto de pessoas com um objetivo comum, motivadas a criar elos de resultados incríveis.
  10. Crie sua própria receita…

*Cintia Lima é psicóloga, master coach e mentora organizacional – [email protected]

Cíntia Lima

é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] - 92 981004470
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar