Na hora de receber um aumento, os profissionais esperam que o gestor observe o quanto eles são esforçados e como estão fazendo um bom trabalho. No entanto, ao receber o aumento-padrão da empresa, digamos de 3 a 5%, eles costumam ficar frustrados, sem saber o que poderiam ter feito para receber um percentual maior. O segredo de conseguir um aumento acima da média (desde que o seu desempenho seja acima da média) é defender essa ideia a partir da perspectiva de seu gestor. Colocar-se no lugar dele por um momento pode ajudar você a tornar mais fácil a tarefa dele de justificar o seu aumento.

Pense na história da mulher que estava voando ao encontro do gerente para a análise anual do seu desempenho. Durante o vôo, ela queixou-se ao passageiro que estava ao seu lado de que os aumentos na sua empresa costumavam ser distribuídos sob uma visão machista e conservadora, que os gerentes só notavam as pessoas ambiciosas e empreendedoras e que eram elas que depois recebiam os aumentos acima da média. Ela estava assumindo uma posição de vítima e definindo a situação com base em sua impotência.

Essa mulher teria usado melhor o seu tempo se tivesse apresentado razões pelas quais julgava merecer um aumento, baseando-se (1) no trabalho que tem feito, (2) no fato de a empresa poder contar com ela (a rotatividade era um problema na companhia) e (3) no fato de ela ajudar o gerente a atingir os objetivos dele. O passageiro que estava ao seu lado sugeriu que ela expusesse sua expectativa salarial, o motivo pelo qual sua remuneração tinha que ser maior e, que, com o aumento que ela estava propondo, a empresa e o gerente iriam poder contar com seu sólido desempenho por pelo menos mais dois anos. A dica funcionou às mil maravilhas e a mulher obteve um aumento recorde.

Preparando-se para pedir aumento

Você possui conhecimentos ou habilidades especiais? Você age de um modo autônomo com pouca ou até mesmo nenhuma orientação? Você orienta os outros, mesmo que eles não estejam subordinados a você? Você tem autoridade para tomar decisões, despender dinheiro ou usar os recursos da empresa? Você representa o seu gerente ou a companhia diante de terceiros? Esses fatores indicam o nível da sua posição e seu valor na organização. Seu salário geralmente reflete a remuneração corrente de posições com responsabilidades semelhantes na sua área geográfica. Procure saber o valor de mercado para suas responsabilidades, mas não se limite à denominação do seu cargo. 

Você acrescentou valor à companhia? Para saber, responsa as seguintes perguntas: Em que situações você tomou a iniciativa de fazer mais do que lhe foi pedido? Você superou as expectativas (e os resultados) do seu gerente? Como você pessoalmente o ajudou a causar uma boa impressão? Quais projetos e responsabilidades você assumiu desde a última revisão salarial? De que maneira essas tarefas proporcionaram direta ou indiretamente receitas maiores? 

Baseado na sua dedicação, você deve ser capaz de definir, e defender, um aumento específico. Se você fizer o dever de casa e for proativo ao declarar o que espera, seu gerente terá mais facilidade em concordar e, se necessário, lutar pelo seu pedido na empresa. Oferecendo fatos para uma avaliação precisa, você dará ao seu gestor uma causa para ele defender. Certifique-se de que está mostrando como o aumento de salário reforçará sua dedicação ao emprego, ao gerente e à companhia.

Você pode estimular um resultado favorável criando expectativas positivais antes de um período de avaliação do desempenho para minimizar o grau de subjetividade do seu gerente com relação à sua atuação. Essa atitude lhe permitirá tomar medidas para minimizar a reação e o potencial das surpresas negativas no local de trabalho.

Quando não devo pedir aumento

É importante ter uma avaliação sincera de si mesmo. É comum do ser humano sempre se avaliar acima do que de fato apresenta, então tome cuidado nesse ponto para não parecer presunçoso. Sempre utilize da humildade.

Mas, como saber que não devo pedir aumento? 1) Não seja ingênuo de pedir aumento enquanto você não faz nada além do esperado; 2) Não peça aumento se você se coloca como vítima nas situações que passa na empresa; 3) Não peça aumento se você está apenas seguindo o ritmo dos colegas de trabalho que escolheram a mediocridade e não a diferenciação; 4) Teve aumento espontâneo da empresa e já está considerando pedir outro? Vamos utilizar do bom senso!; 5) Não peça aumento se você está manipulando / desmotivando outras pessoas da equipe por trás para apenas você “aparecer”. E além disso, muito cuidado com comportamentos desse tipo, você provavelmente perderá muito mais do que apenas o aumento.

Faça o certo corretamente, e o aumento virá. Não coloque tudo a perder “metendo os pés pelas mãos”.

Boa semana!

Fiquem com Deus!

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