Pesquisar
Close this search box.

Como passar em concurso público

Candidatos passam anos estudando para concursos públicos, porém, muitas vezes é necessário mudar o foco e até fazer ajustes quando sai o edital da prova. A maneira de estudar antes e depois da publicação é diferente.
O edital é o documento oficial que regulamenta o concurso. Nele contém informações sobre vagas, provas, carreira, inscrições, critérios de avaliação e todas as instruções necessárias para o concurso. Geralmente, é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas.
Segundo o dono do site Rota dos Concursos, Hélio Guilherme, a maioria dos concurseiros muda o ritmo de estudo e passa a se dedicar por mais tempo quando o edital é lançado. “As matérias já estudadas e fichadas geralmente devem ser somente revisadas. Recordar a matéria é muito importante, pois o estudante poderá lembrar alguns assuntos somente com uma simples leitura, explica”.
Para estudar antes do edital:
3 Para ter um maior êxito no concurso o ideal é se preparar antes do edital. Aqui vão algumas dicas do que estudar antes da publicação;

3 O candidato deve estudar as matérias básicas comuns a maior parte dos concursos em que está interessado como português, matemática, raciocínio lógico , conhecimentos gerais, inglês e informática;

3 Evitar matérias específicas de alguns concursos e matérias que sofram constantes atualizações como as de legislação. Se optar por estudar, então foque nas matérias com mais chances de cair no concurso pretendido.

Para estudar após o edital:
3 Depois da publicação do edital, o candidato deverá fazer um estudo direcionado ao concurso que escolheu. Ler e entender o edital é fundamental. Quem não tem o hábito de ler os editais pode perder a inscrição ou se preparar de forma inadequada, além de correr o risco de escolher a errada. O candidato deve verificar as informações gerais como quantidade e locais das vagas, atribuições, remuneração, taxas, período de inscrições e matérias que irão cair no concurso. Além disso, a Rota dos Concursos tem outras dicas do que se estudar após a publicação do edital:
3 O candidato deverá organizar seu tempo de forma a estudar toda a matéria até a data da prova. Se a data não vier estipulada no edital, fazer uma programação com uma duração máxima de 90 dias.

3 Se o local da prova for realizada em cidade diferente de onde mora, o candidato deve providenciar com antecedência o transporte e hospedagem.

3 É fundamental ler quais assuntos e disciplinas serão abordados no concurso e estudar somente o conteúdo programado. Os tópicos devem ser analisados um por um para que não deixe passar nenhum novo item.

3 Em alguns concursos as matérias têm diferentes pesos e quantidade de questões. O candidato deverá dedicar o tempo de estudos de forma proporcional ao total de pontos possível no concurso. Assim, ajuda o candidato a saber o tempo de estudo que deve ser dedicado em cada uma.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar