Pesquisar
Close this search box.

Como o Senac Amazonas comemora o Dia do Professor

Fabíola Bichara Feitosa - Gerente  Senac AM 
Wallansom Oliveira - Analista da Gerência de Negócios e Produtos Educacionais

Tradicionalmente, 15 de outubro é uma data especial para o Senac. É o dia em que todos os funcionários param por algumas horas para se reunirem e prestarem homenagens aos profissionais da educação, os professores.

No Senac Amazonas, é um compromisso levado muito a sério, não deixar o dia do professor passar em branco. Todos comemoram juntos, do zelador ao presidente, do mais novo ao mais antigo funcionário. E o mais significativo disso tudo, é que todos, independentemente de serem ou não professores da instituição, são convocados a vivenciar as homenagens, pois na entidade, todo e qualquer funcionário é visto e tratado como um agente ou colaborador da educação. 

Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é a nossa missão, e isto, os nossos docentes cumprem com maestria. São centenas e centenas de alunos que passam todos os anos pelo Senac Amazonas e veem suas vidas transformadas e o mercado de trabalho abrindo as portas como quem recebe um profissional completo. Passar pelo Senac, ou melhor, passar pelas mãos dos professores do Senac, é garantia de receber um cidadão capacitado, preparado, aprimorado, com a credibilidade da certificação concedida pela instituição que há 75 anos é a maior referência em Educação Profissional no Brasil.

Para termos uma dimensão do nível de atuação, somente no estado do Amazonas, no ano de 2020, em face à crise pandêmica causada pela Covid-19, foram mais de 32 mil amazonenses formados por meio do modelo pedagógico do Senac. Para o ano de 2021, a meta é ultrapassar 36 mil pessoas atendidas, preparadas para começar ou retornar ao mercado de trabalho.

Por trás desses números, estão nossos docentes, profissionais escolhidos sob um rigoroso processo seletivo, cujo objetivo é proporcionar às nossas salas de aulas, profissionais com excelente qualificação, de maneira que este diferencial seja reproduzido sobre os nossos alunos.

Nossos números não param por aí, conforme a última pesquisa de qualidade percebida realizada em 2020 pelo Departamento Nacional do Senac em todo o Brasil, são relevantes os detalhes sobre o nível de alcance da educação profissional no Senac Amazonas: 91,9% de índice de satisfação, 64,9% com Ensino Médio, 63,2% do sexo feminino, 62,6% entre 17 e 24 anos e 57,8% trabalhadores do comércio. 

Essa é a razão pela qual dedicamos um dia inteiro de comemoração ao Dia do Professor, é desta forma que justificamos aplaudir de pé cada um de nossos colaboradores, que contribuem para que estes números permaneçam e se tornem relevantes todos os anos. 

Nossos professores e os demais colaboradores, carinhosamente chamados de “Senaqueanos”, sentem neste dia ímpar, o orgulho e a responsabilidade em vestir a camisa do Senac. 

São quase 50 anos comemorando de forma expressiva o Dia do Professor ou o ‘‘Dia do Senaqueano’’ (termo adotado internamente e que envolve todos aqueles que contribuem para fazer acontecer o modelo de Educação Profissional do Senac). 

Em quase meio século de festividades alusivas ao dia do professor, já realizamos eventos externos, internos e recentemente até on-line, como forma de recompensar a árdua tarefa dos nossos profissionais da educação. 

Em tempos primórdios, proporcionamos a eles passeios de barcos, excursões, entradas em locais turísticos e balneários, eventos reservados no Sesc, no Teatro Amazonas, entre outros locais, com direito a premiações, certificações, reconhecimentos, brindes, presentes, palestras temáticas e motivacionais, regadas a bufês e coquetéis, afinal, nossos professores sempre mereceram e continuam merecendo o melhor desta empresa.

Para o próximo dia 15 de outubro, a proposta de um evento realizado de forma híbrida e humanizada em homenagem ao “Dia do Senaqueano” vem cheia de surpresas. O que podemos garantir é que mais uma vez, nossos docentes não sairão sem o sentimento de pertencimento e sem o sorriso estampado no rosto. O que podemos revelar é que a temática para 2021 visa internalizar em cada um de nossos colaboradores a certeza de que, embora, nos últimos dois anos, os desafios do momento pandêmico também tenham nos alcançado, a esperança de dias melhores não pode deixar de existir, afinal, nós fazemos o futuro!

Foto/Destaque: Divulgação

Fecomércio

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar