Como gestor, você deve saber motivar a si mesmo e aos outros. A automotivação é uma questão pessoal. Quanto a motivar a equipe, é preciso ficar claro que nenhuma pessoa motiva outra. O que você pode fazer é fornecer instrumentos e condições para que alguém se motive, e essa pessoa passa, então, a agir de forma motivada na busca de metas e objetivos que, para ela, revistam-se de significado.

Abaixo algumas dicas de como ajudar a motivar sua equipe:

Aproxime a equipe

Criar uma prática para que as pessoas se conheçam mais é uma maneira dos próprios funcionários entenderem quais são as principais dificuldades de cada departamento. Pode ser durante um café ou um almoço em que o tópico da conversa é falar um pouco sobre o que cada um faz. 

O gestor também deve investir um tempo para estar mais próximo da equipe. O contato mais próximo transmite um sentimento de que o líder está com ele. 

Não se esqueça dos feedbacks

O feedback deve ser feito de maneira individual e não na frente de toda a equipe. Reclamar da pessoa e não deixar claro o que a pessoa fez de errado só vai agravar o problema. Além disso, é importante ter tranquilidade ao lidar com esse tipo de situação.

Fazer críticas construtivas e elogiar quando há um bom desempenho são atitudes necessárias independente da correria do dia a dia. 

Assuma a postura de “mentor”

Se a empresa está realmente empenhada em ensinar, o gestor pode identificar um livro bom do mercado, por exemplo, e oferecer para cada um da equipe – hoje existem muitas opções online inclusive, com o custo bem mais em conta. E que tal se você mesmo der um curso para sua equipe e proporcionar um momento legal com isso? Estimular o aprendizado faz com que o funcionário perceba que está indo além e aprendendo coisas novas. 

Estimule a participação dos funcionários

Instigar os funcionários a terem ideias, mesmo que essas não possam ser aplicadas de imediato na empresa, é uma maneira de ter um ambiente de trabalho mais leve. 

Nada melhor do que a própria equipe envolvida no problema para dar sugestões. As melhores ideias podem ser premiadas com um vale-presente ou um voucher para um almoço. O líder deve considerar compartilhar informação com a equipe sempre que possível. 

Celebre as conquistas

Quando a sua equipe atinge metas ou soluciona um problema, é preciso celebrar. O líder não pode perder o momento. Café da manhã, happy hour, nada que seja muito caro. A longo prazo, isso pode fazer a diferença, pois aumenta a competitividade da empresa. 

Além disso, o reconhecimento não pode vir sem motivo. Uma sugestão é premiar por performance. Existem muitas outras formas de recompensar além do dinheiro. Aliás, essa última, é uma das formas que o chefe menos tem poder de premiar. Mas invariavelmente tudo o que é recompensado é realizado com mais interesse e motivação, desde que a recompensa tenha valor para essa pessoa. Por exemplo, você pode premiar um bom trabalho ou um grande esforço dispendido com um treinamento ou um dia de folga, um jantar, um bem (perfume, minicalculadora etc.), um e-mail de reconhecimento pelo trabalho para todos da equipe, entradas para eventos esportivos ou culturais, uma doação para uma instituição de caridade de escolha do empregado. Descubra outras formas ou pergunte que recompensas eles gostariam de obter.

Estabeleça harmonia no relacionamento da equipe

Faça com que seus liderados aprendam a trabalhar em equipe e estabeleçam um ambiente de cooperação. O trabalho em equipe, a confiança mútua e a cooperação geram mais trabalho produtivo e motivação do que muitos métodos sofisticados o conseguem. Mantenha um ambiente alegre, tranquilo e harmônico. Comemore um resultado positivo de seu departamento – como um projeto concluído, um desempenho acima da média -, oferecendo à sua equipe refrigerante e salgadinhos, ou algo parecido, no final do expediente.

Reforce a autoestima dos colaboradores

Faça com que as pessoas sintam-se vencedoras. Gere orgulho do liderado pelo trabalho que ele desempenha, pela empresa em que trabalha e, sobretudo, faça-o ter orgulho de si mesmo. 
O orgulho gera o desejo do êxito: o desejo do êxito faz as pessoas buscarem no seu íntimo recursos inexplorados. Uma das melhores maneiras de incutir o orgulho nas pessoas é dar-lhes o sentido de responsabilidade pelo que estão fazendo e ajudá-las, a saber, que elas desempenham uma função importante. Encoraje cada um a fixar prioridades em seu trabalho, fazendo, com isso, com que ele se envolva e se comprometa com os resultados obtidos.

Dê o exemplo

Não apenas o que você fala é importante, muito mais do que isso, o que você faz e como se comporta diante dos subordinados é o que realmente conta. Como chefe, você está sempre sendo observado por seus liderados, tenha ou não consciência disso e sua forma de atuar passam a ser um padrão de referência e um exemplo para eles, mesmo que você não se aperceba disso.

Ótimo feriado!

Fiquem todos com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email