Pesquisar
Close this search box.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Articulistas%201/faber%20num.jpg

“Pedro Diniz era capaz de feitos notáveis. Nunca condenava, criticava e queixava-se das pessoas. Lembro-me de sempre vê-lo sorrindo de si mesmo e dos problemas, fazia questão de tratar todos pelo nome. Era um ouvinte como poucos que conheci, ao longo dos anos. Percebia, inúmeras vezes, que ao seu lado as horas eram agradáveis, parecia que todos se sentiam valorizados. Falava pouco de si, contudo, emprestava seus ouvidos às vozes de conhecidos e desconhecidos.  Presencie como negociava com as pessoas, que me lembre, nunca vi um cliente insatisfeito com o seu atendimento. Certo dia, um homem alto, forte e raivoso ficou furioso com um funcionário que lhe passou uma informação errada. Pedro pediu para o homem sentar-se, serviu-lhe   água e café, então, disse-lhe que entendia a razão de seu aborrecimento, ouvindo-lhe toda à sorte de reclamações e fúrias, mas, ele se acalmou. Diniz chegou ao cargo de gerente geral, rapidamente, pelo seu espírito presente, pela sua disposição na resolução dos conflitos pessoais ora de clientes ora dos colegas de trabalho, pelas suas apreciações sinceras sobre o desempenho oportunizando as soluções das falhas, sobretudo, porque antes de apontá-las as reconhecia em si mesmo.”

A personagem desta história é fictícia, serviu como ilustração para a constatação de que os conhecimentos deixados por Dale Carnigie, se forem colocados na prática, são capazes de transformações importantes nos relacionamentos pessoais. Aliás, Carnegie revolucionou a maneira de falar em público, antes com característica formal, solene e redundante, nos dias atuais, graças a ele, direta, simples e acessível.

O livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” apresenta 30 princípios para ampliar o número de amigos, estreitar relacionamentos, sugestionar pessoas e  concretizar o papel de liderança — são regras simples, quando seguidas  podem ajudá-lo a ser admirado, capaz de persuadir pessoas, e, também  construir laços de amizade — , tornou-se  um best-seller clássico de autoajuda. Ultrapassou a marca de 50 milhões de exemplares vendidos em todo planeta. Em tese, o sucesso da obra atribuísse ao fato de abordar um dos  campos  das ciências sociais de maior interesse do público:  as relações humanas. Nele se aprende princípios básicos de como se relacionar  melhor com as pessoas. Pesquisas feitas pela Universidade de Chicago sobre assuntos de amplo interesse humano,  apontam para os relacionamentos entre as pessoas como um dos mais procurados nos sites de busca, sendo assim Carnegie buscou no seu livro as respostas para tais questionamentos. 

Além disso, em síntese, o livro aponta caminhos para se relacionar bem com os outros, instruindo  de modo objetivo com  técnicas de fácil entendimento e com passagem de casos reais. A seguir algumas recomendações do livro: “não critique, não condene, não se queixe”, “seja um bom ouvinte”, “sorria”, “respeite a opinião dos outros”, “evite discursões”, “reconheça seu erro”, “faça perguntas ao invés de dar ordens diretas”, “elogie todo o progresso”, “fale sobre os seus erros antes de criticar os das outras pessoas”. “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” se divide em quatro blocos:

  • Como lidar com pessoas.
  • Seis maneiras para as pessoas gostarem de você.
  • Como convencer os outros.
  • Como ser um líder.

Dale Carnegie nasceu no dia 24 de novembro de 1888 em Maryville nos Estados Unidos. Morreu aos 66 anos, vítima de um câncer no sistema linfático, na cidade de Nova Iorque. “Como Fazer Amigos e  Influenciar Pessoas”  e “Como Evitar Preocupações e  Começar a Viver”, foram as suas obras mais conhecidas. Fundou a Dale Carnegie Training, organização presente em vários países, especialista em treinamentos de pessoas nas relações humanas. O escritor brasileiro Carlos Roberto Bacila escreveu  o livro "A Vida de Dale Carnegie e sua Filosofia de Sucesso" este trata-se de uma biografia oficial que demorou nove anos para ser lançada, pois, Bacila viajou várias vezes aos Estados Unidos para pesquisa documental da vida de Carnegie.

Faber Num

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar