Desde o último final de semana o meio político do Estado só comenta uma coisa: o estado de saúde do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), líder das pesquisas para a Prefeitura de Manaus aos 80 anos de idade. Ele embarcou para São Paulo a princípio para um encontro com a direção nacional de seu partido, mas comentários davam conta de que o verdadeiro motivo da viagem seria uma urgência pessoal, relacionada a um problema nos rins. A assessoria negou, sem grande veemência, argumentando que ocorreria o encontro partidário. Só que há duas semanas ele conversou com os dirigentes nacional da legenda por videoconferência. E o presidente regional, deputado estadual Wilker Barreto, que também embarcou para a capital paulista, tem um motivo maior para o deslocamento: o estado de saúde da mãe, bastante debilitado a ponto de exigir um procedimento cirúrgico em um hospital daquela cidade. Como o veterano político não se manifestou ainda nas redes sociais, como sempre faz, as especulações crescem.

NOVA DELEGACIA

O governador Wilson Lima (PSC) sancionou a Lei 5.211/2020, que cria a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, no âmbito da Polícia Civil do Amazonas. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 14 de agosto e a unidade já tem titular, o delegado Guilherme Torres Ferreira, designado por meio de portaria assinada pela delegada geral da PC-AM, Emília Ferraz.

COM COVID-19

Wilson usou as suas redes sociais para informar que segue cumprindo o isolamento social e que apresenta apenas sintomas leves de Covid-19. Ele testou positivo para o novo coronavírus na última quinta-feira (13), quando passou a realizar reuniões de trabalho por videoconferência. Seu pulmão ficou 10% comprometido, mas o estado de saúde geral é bom.

TESTES

Cerca de 300 profissionais da Educação começaram a se testar para Covid-19 ontem, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo). A testagem em massa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, e faz parte das ações voltadas ao retorno às atividades presenciais da rede estadual de ensino, iniciada em Manaus no último dia 10.

HOMENAGEM

Arquiteto de obras icônicas no Amazonas, Severiano Mário Porto será homenageado na exposição “Severiano 90 anos”, que entra em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro), a partir do dia 19 de agosto. Fotografias das obras e também joias inspiradas no estilo do arquiteto farão parte da mostra realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

HISTÓRIA

Castelinho é o nome popularmente conhecido, mas o nome oficial é ‘Palacete Guabiraba’, uma construção bastante imponente e localizada em uma rua movimentada do Centro Histórico de Manaus, a Leonardo Malcher. Foi o segundo endereço da Imprensa Oficial do Amazonas, um ano depois de sua fundação. O primeiro oi na avenida Sete de Setembro, onde fica o atual Banco Bradesco, no Centro de Manaus, no dia 31 de agosto de 1892. Ontem o órgão divulgou uma homenagem ao endereço em suas redes sociais, no Dia Mundial do Patrimônio Histórico.

ESTREITANDO

O titular da Suframa, Algacir Polsin, agradeceu o apoio dado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, tanto à Zona Franca de Manaus quanto à Suframa e disse que há diversas iniciativas em prática para fomentar as atividades da autarquia. “Essa relação cada vez mais estreita com a OAB-AM é fundamental para alcançarmos o sucesso desejado e alavancarmos o modelo, disse ele”.

CMS/Manaus

ELEIÇÃO

O Conselho Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira (17) o período de inscrição do processo eleitoral complementar para eleição ou indicação de 76 conselheiros locais de saúde. O objetivo é finalizar a composição de 29 Conselhos Locais de Saúde, representando unidades de saúde nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

EXEMPLO

O apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado, vem facilitando o acesso de produtores rurais a crédito para apoio às suas atividades. Exemplo é o da produtora rural de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), Deusanete Moreira, que foi beneficiada com projeto de crédito rural no valor de R$ 47 mil para aquisição de veículo. A proposta de crédito foi elaborada pelo Idam e financiada pela Agência de Fomento do Amazonas.

FRASES

“Desmatamentos e queimadas virarão questão internacional”. Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, prevendo problemas para o país este ano

“Quero agradecer as mensagens de apoio, de carinho, as orações”. Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, ao comentar a recuperação da Covid-19

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email