Como dormir bem na gravidez

É difícil encontrar posição para dormir quando a gestação vai chegando à fase final. Além disso, as dores nas costas, o inchaço das pernas e o aumento de peso dificultam a tarefa que antes parecia tão simples. O resultado é acabar perdendo noites acordada, sem conseguir recarregar as energias que serão necessárias depois do nascimento do bebê.
Mas é possível fugir desse problema com algumas dicas que vão melhorar a vida noturna das grávidas. Quem lista as dez atitudes que podem melhorar o sono das gestantes é a fisioterapeuta e especialista em medicina do sono Carolina Elena Carmona de Oliveira.
Para a profissional, exercícios físicos leves indicados por um especialista podem fazer o corpo liberar substâncias que a farão relaxar na hora de dormir. Outra dica é diminuir o ritmo das atividades no início da noite para estar relaxada na hora de dormir. Mantenha o quarto arejado, roupas de cama limpas e macias, camisolas ou pijamas confortáveis, ambiente escuro e silencioso.
Carolina aconselha que cerca de duas horas antes de dormir, gestantes devem evitar tomar líquidos, assim não terá de levantar para ir muitas vezes ao banheiro. “Evite comer logo antes de deitar para não sofrer com náuseas. Se tiver refluxo gástrico, o cuidado deve ser redobrado”, ressalta a especialista.
Se não sentir desconforto, a gestante até pode dormir de barriga para cima, mas mão é muito usual porque algumas sentem falta de ar pela compressão da veia cava, responsável por trazer parte do sangue circulante de volta ao coração. “O melhor é mesmo dormir virada para o lado esquerdo para facilitar a circulação do sangue entre a mãe e o feto”, ensina a fisioterapeuta.
“Para deixar as costas alinhadas, use uma almofada sob a barriga, use também uma entre os joelhos, deixando-os semiflexionados. O travesseiro deve ter uma altura que se encaixe perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço”, explica Carolina.
Para as grávidas que sofrem de insônia Carolina Oliveira aconselha: “não fique enrolando muito na cama, levante, tome um banho morno, leia um livro e escute uma música suave. Só deite novamente quando ficar sonolenta”.
“Tente descansar, pelo menos, trinta minutos depois do almoço. Se não for possível, no mínimo estique o corpo em um sofá e relaxe para recuperar as energias. Isso ajuda a ter um sono mais reconfortante à noite”, finaliza.

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