15 de maio de 2021

Como aproveitar o estresse da melhor forma possível

Estava lendo esses dias que uma psicóloga da Universidade Stanford, convidou algumas pessoas para uma suposta entrevista de emprego. Neste estudo, ela queria comprovar que o modo como você encara as coisas determina a reação do seu corpo e que o estresse poderia ter efeitos positivos no seu trabalho se você soubesse como aproveitá-lo. O experimento era assim, os entrevistadores deveriam unicamente criticar as “cobaias”, não importava se o que diziam fazia sentido ou não, todos receberiam comentários negativo. Porém, a grande sacada era que antes da entrevista, um grupo assistiu a um vídeo curto e informativo sobre os benefícios do stress e como ele pode ajudar a superar desafios, enquanto o outro grupo assistiu a um totalmente oposto que dizia que o estresse era a pior coisa do mundo.

No final da entrevista, claro que todo mundo estava estressado e com níveis de cortisol alto no sangue. Mas os membros do primeiro grupo tiveram um desempenho melhor. O fato de terem visto uma mensagem positiva sobre uma situação ruim, fez com que eles reagissem de modo positivo aquela situação e conseguissem administrar bem suas emoções e comportamentos. Para a psicóloga, uma das armas mais eficientes na hora de combater o estresse é a informação. E vale lembrar que lidar bem com o estresse não é ignorá-lo ou tentar fugir dele. É aproveitar aquele gás extra de energia para tornar-se mais produtivo. Para ajudá-la nesse processo, reuni algumas dicas que utilizo há anos e sempre funcionaram.

• Estruture um sistema de trabalho

Uma coisa que tem funcionado muito para mim, é separar as atividades importantes que preciso resolver por dia. Faço a minha agenda colocando duas decisões importantes e duas não tão importantes assim. E as atividades que fazem parte da rotina diária, coloco em grupos para executá-las em no máximo duas horas. Se você deixar de lado todas as distrações e focar apenas em executar suas tarefas de rotina de uma vez só, você perceberá o quanto você consegue produzir em um dia. Agora, se você tiver muita coisa para fazer, faça um cronograma lembrando que nem sempre conseguirá finalizá-las ao mesmo tempo. Resolva um problema de cada vez.

• Escolha pessoas para fazer o que você não dá conta

Se você acha que não pode realizar uma determinada tarefa sozinha, contrate pessoas que possam ajudá-la. Lembre-se de que um bom gestor sabe quando precisa procurar ajuda. Duas cabeças são melhores que uma e quatro mãos são melhores que duas, certo? Dependendo dá área de atuação que você precisa, existem vários sites para contratar freelancers de acordo com os projetos (WorkanaVintepilaFreelancers) é só digitar no Google. Pesquise sobre isso.

• Faça um plano de execução

Todos os dias, você recebe várias tarefas e para organizar as coisas, será melhor elaborar um plano e segui-lo atentamente. Primeiramente, recomendo que você faça uma busca no Google sobre o “Business Model Canvas”, uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite esboçar modelos de negócio novos ou existentes. O Canvas é mais prático que o tradicional plano de negócios e com ele você conseguirá enxergar melhor suas perspectivas a médio e a longo prazo. Monte o canvas, isso a manterá no caminho certo e impedirá que perca o foco. Saber onde pretende estar no futuro vai ajudar muito a definir as atividades do seu dia a dia. Lembre-se de que a boa gestão do tempo é crucial para administrar seu próprio negócio. Saiba para onde está indo com o plano que criou.

• Saiba delegar tarefas

Você não pode fazer tudo. Mas, mesmo se o fizer, tenha consciência que poderá não atingir seus objetivos com eficiência. Por quê? Porque você estará muito ocupado colocando o seu negócio pra funcionar. Você é a pessoal responsável pelo planejamento macro da sua empresa. É muito comum quando abrimos um negócio focarmos nas tarefas do dia a dia e acabar entrando em um piloto automático de execução que nos deixa sem tempo para pensar. Você precisa escolher um momento, de preferência semanal, para avaliar o seu plano e verificar se está seguindo o que planejou, alinhando seu presente com o seu futuro. Com isso, certifique-se de ter ao seu lado, a pessoa certa para tomar decisões na sua ausência. Dessa forma, as coisas ficarão mais leves e você terá tempo para acompanhar o crescimento da sua empresa

• Aprenda sobre seu negócio todos os dias

À medida que os dias avançam, você certamente viverá alguns altos e baixos, que as pessoas costumam chamar de experiências. Aprenda com os erros e acertos para que, da próxima vez que encontrar um problema parecido, saiba exatamente o que fazer. Outra coisa que auxilia muito esse processo é observar as experiências e ensinamentos de outros empreendedores. Até o final do ano passado, eu era assinante do Meusucesso.com (pra quem não conhece, é tipo a Netflix só que com vídeos e conteúdos para empreendedores) e eu acho o máximo como eles separam cada estudo de caso, o conjunto de vídeos que eles unem em um box de conteúdo para desenvolver sua habilidade em determinado assunto. Apesar de não ser mais assinante, isso mudou minha forma de absorver conteúdo. Atualmente, sempre que quero saber sobre um assunto eu procuro em diversos tipos de canais (podcasts, youtube, Tedx, livros) para que esse conteúdo entre na minha cabeça de formas variadas. 

Aproveite ao máximo o Google, encontre e compare diversas fontes e aumente a visão do mercado em que você está inserida. E, finalmente, relaxe – Estressar demais não fará nenhum bem a você. Lembre-se de que você precisa tomar decisões cruciais para o futuro da sua empresa e tensa, não terá condições de fazê-lo adequadamente. Se você tem um propósito muito forte, aprenda o mais rápido possível que ninguém vive só de trabalho: “Trabalhe enquanto os outros dormem e viva o que os outros sonham” não precisa ser levado ao pé da letra. Você precisa viver o ócio criativo, precisa deixar o cérebro descansar para absorver todo o conhecimento adquirido durante a semana. Não esqueça disso! Tire um tempo para respirar e tire um tempo para limpar sua mente de todas as preocupações. Em breve, você estará de volta aos trilhos bem melhor e muito mais animada.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email