Como anda o seu mindset digital?

O sucesso, nas mais diferentes áreas da vida, não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade especial. Na verdade, ele está, principalmente, relacionado ao resultado da maneira como encaramos a vida, ou seja, sua forma de pensar, ou como você já deve ter ouvido em algum momento falar no termo em inglês MINDSET. Se desmembrarmos a palavra inglesa em duas, teremos o tempo “mind”que significa mente, e o termo “set”, que pode ter inúmeras traduções, mas a que mais se encaixa neste contexto é configuração. Neste sentido, significa mentalidade. É a configuração dos seus pensamentos. Assim, é a partir daqui que enfrentaremos as mais diversas situações do cotidiano. Também será através dele que seremos capazes de tomar decisões.

O nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. Ou seja, podemos dizer que ele funciona como um espelho de nossa alma, que retrata a forma como vemos o mundo e também pela qual é a nossa resposta diante dos nossos pensamentos.

Carol Dweck, renomada psicóloga da Universidade de Stanford, passou décadas de sua vida estudando como as pessoas pensam e como podemos atingir o sucesso. Ao longo de seus estudo descobriu o poder da atitude mental para que você tenha sucesso ou fracasso, o que ela chamou de mindset. Ela afirma categoricamente que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve apenas aos talentos ou habilidades especiais, mas principalmente pela maneira como você encara a vida, que pode ser de Mindset Fico ou Mindset de Crescimento.

Mindset Fixo, de uma maneira simples, são os que cantam a música “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”, da modinha de Gabriela, do Dorival Caymmi. Você pode até não conhecer, mas a frase define bem como funciona o mindset fixo. Pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam que o talento é o único responsável pelo sucesso: ou você nasce com ele, ou não tem. Para elas, habilidades não podem ser desenvolvidas e não é preciso esforço, basta ter talento. 

As pessoas que tem um mindset fixo acreditam que seus traços, talentos e comportamentos são fixos, imutáveis. Ou seja, a pessoa acredita que nasceu de um jeito e não pode mudar. Ela acredita que nasceu assim e será sempre assim. Sendo assim, a pessoa com um mindset fixo não tenta evoluir porque acredita que não conseguirá evoluir. Pessoas com mindset fixo tendem a realizar apenas aquilo que acreditam que conseguem realizar, portanto nunca tentam algo novo.

Elas preferem escolher o que é fácil e está dentro de seus campos de habilidades, ao invés de tentar aquilo que é difícil e trabalhoso, pelo medo de falharem. Imagine o RH com um mindser fixo o sofrimento ou a dificuldade para lidar com todas as inovações e tecnologias atuais para um Mindset Digital.

As pessoas com um mindset fixo abominam fracassos e desafios, porque o medo de se sentirem perdedores é muito grande. O medo do julgamento negativo alheio é mais forte que a vontade de vencer e evoluir. Na maioria das vezes, o indivíduo com um mindset fixo tenta provar para o mundo o quanto ele é inteligente, tentando garantir uma falsa superioridade sobre os outros.

O Mindset de Crescimento, por outro lado, é a atitude mental que deve ser adotada por quem busca o sucesso em todas as áreas da vida. A pessoa que cultiva um mindset de crescimento acredita que a inteligência é mutável e pode ser aumentada através do esforço próprio. Ela sabe que pode se tornar mais inteligente a partir de estudo e treino.

Quem tem um mindset de crescimento também acredita que pode desenvolver qualquer talento, habilidade e traço da personalidade através do esforço e trabalho duro. As pessoas com um mindset de crescimento não só sabem, como acreditam fielmente que podem se transformar e evoluir através da prática e persistência.

Um indivíduo com um mindset de crescimento não tem medo de tentar, porque ele sabe que as falhas e fracassos servem apenas como feedback e aprendizado para que ele melhore, evolua e se desenvolva até atingir o resultado que deseja. Neste sentido, não existe nada que não possa ser realizado quando ela desenvolve o comprometimento e foco necessários para conseguir o que quer.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento adoram desafios, porque elas sabem que os desafios são grandes oportunidades para que elas cresçam. Para vencer um desafio, uma pessoa com uma mentalidade de crescimento sabe que precisará evoluir. Podemos perceber que para ter um Mindset Digital, a base é ter um Mindset de Crescimento.

A pessoa com o mindset de crescimento está sempre evoluindo e se desenvolvendo porque sabe claramente que qualquer fracasso ou sucesso possibilita a evolução, por tanto, estará mais aberta para aprender e usar o que envolve o contexto da transformação digital.

Podemos dizer que o seu sucesso na vida, na profissão ou sobre qualquer perspectiva depende da atitude mental que você escolhe adotar. Ter sucesso ou fracassar dependerá exclusivamente da sua mentalidade, do seu mindset, do padrão mental que você escolhe para governar a sua vida.

Quando adicionamos o termo digital, temos o resultado de definição que traduz a disseminação tecnológica positiva e eficiente. No caso do Mindset Digital, o propósito também é o da configuração da mente, mas com foco no ambiente de trabalho e partindo da ideia de que a tecnologia impacta positivamente na rotina e nos resultados e que por isso precisa ser assimilada por todos na empresa.

Isto significa que o Mindset Digital, ao propor uma nova forma de pensar o uso da tecnologia, ajuda a pensar e agir de modo mais conectado a ferramentas tecnológicas para lidar com um grande manancial de informações. Em bom português, com a mentalidade digital você faz a tecnologia “jogar” para o seu negócio.

Desse modo, o mindset digital é a forma como as pessoas que estão em contato permanente com a tecnologia, enxergam e determinam sua expansão em escala exponencial. Que tenhamos todos um Mindset de Crescimento e possamos construir um Mindset Digital.

*Cintia Lima é Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional [email protected] – 92 981004470

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email