Como adaptar-se ao novo emprego

Está entusiasmado e um pouco nervoso para o primeiro dia em um novo emprego? Isso é natural, este novo caminho vem acompanhado de muitas mudanças. Você precisará se adaptar para garantir uma experiência positiva desde o início.

Além disso, às vezes, mesmo que você não tenha gostado tanto do seu emprego anterior, você pode sentir uma onda de nostalgia durante as primeiras semanas. Lembre-se que esse sentimento é normal ao iniciar um novo emprego, principalmente se você está enfrentando as adaptações necessárias. Mesmo assim, pense que você deixou o seu trabalho anterior por um motivo e tente não comparar os dois, pois este é um novo começo.

A adaptação a um novo trabalho pode demorar de três a seis meses. A chave é preparar-se para estes ajustes, enfrentando-os com uma atitude positiva e paciente. Esta mudança é apenas outro capítulo da sua história de sucesso profissional.

Tenha iniciativa

Caso não haja algum tipo de integração na empresa que esclareça alguns pontos, é importante que você pergunte, para que se adeque a questões sobre vestuário, horário de expediente e todo tipo de norma da empresa, entre outros pontos.

Um erro comum é ficar esperando que a integração fique apenas a cargo da empresa. O profissional tem que ter a iniciativa de se adaptar, fazer perguntas para começar a entender como as coisas funcionam.

Como recém-contratado, você não pode ficar esperando que colegas e gestores entendam que você é novo, mesmo porque em todo mundo vai saber disso, principalmente, em grandes organizações.

Saber quais são as missões, valores e normas da corporação é de grande importância para uma adaptação mais tranquila. Uma dica valiosa é dar uma boa lida ao website da empresa, bem como fazer buscas no Google por matérias recentes.

Conheça o ambiente

Não se prejudique logo de cara na nova empresa. Para isso, a maneira de se portar é muito importante.

Na maioria das vezes a pessoa se queima pela questão comportamental.

Agir de maneira que não condiz com o ambiente e falar demais são exemplos de comportamentos que podem minar suas chances de ser bem recebido pelos novos colegas de trabalho.

É bom ter uma postura observadora neste início – observar como as pessoas se portam, como se comunicam, como se vestem para tentar se adequar ao ambiente. Ser muito diferente pode não lhe trazer muitos benefícios nesse momento.

Lembre-se que humildade na chegada é importante. Entenda bem como o trabalho é feito e como as coisas funcionam antes de propor ajustes.

Construa relações

Formar amizades e encontrar um aliado são ótimas formas de acelerar o processo de adaptação, podendo, ainda, contribuir para uma produtividade maior de ambos os envolvidos.

Interaja com seus colegas de trabalho e se informe sobre as funções e relações entre as pessoas que irão atuar com você. Neste momento, é bom deixar a timidez um pouco de lado, mas também encontrar um equilíbrio para não ser inconveniente, e não se tornar o famoso “entrão”.

Assim que tiver em mente qual é o papel de cada um dentro da empresa, comece a construir relações e amizades, oferecendo ajuda e tirando dúvidas com os mais próximos. Estabelecer um bom relacionamento com todos é essencial durante o período de integração. Fazer alianças pode ajudá-lo a aumentar o seu poder de influência.

Tenha em mente que é você quem está entrando em um novo ambiente e, por isso, adaptar-se é uma tarefa sua, e que deve ser realizada com muito respeito aos colegas e ao que já foi construído pela empresa.

Esteja alinhado com seu chefe

Seu superior será seu melhor mentor de carreira neste início na empresa. Ficar alinhado com ele é um passo importante para manter suas atribuições claras, evitar cobranças desnecessárias e mal entendidos. Saiba o que é esperado da sua atuação.

Pedir feedbacks para ter uma noção de como está sendo seu desenvolvimento na empresa é um bom começo. É bom ter alguém para dar esse suporte e o ideal é que seja o chefe mesmo, ou alguém apontado por ele. Seus colegas também podem ajuda-lo. Diga a eles que se sintam à vontade em dizer se você está fazendo algo errado.

Tenha paciência

Nem sempre a adaptação a um novo emprego é suave desde o primeiro dia e, se este for o caso, ter paciência com a situação é fundamental para atingir seus objetivos e ter uma transição descomplicada.

Ah, e por mais limitado que seja o seu espaço de trabalho, tente torná-lo o mais confortável e inspirador possível, trazendo para ele itens que podem fazer com que se sinta menos “deslocado” no ambiente.

Bom início em seu novo trabalho!

Fiquem com Deus!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email