Pesquisar
Close this search box.

Commodities devem seguir descoladas da crise dos EUA

Os baixos estoques de passagem, os menores das últimas décadas, devem blindar os preços das commodities agrícolas contra o impacto de uma recessão da economia norte-americana. Esta é a opinião do economista Alexandre Mendonça de Barros, que na última sexta-feira pela manhã participou de uma debate na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) sobre o impacto da crise norte-americana no mercado de commodities agrícolas.
Segundo Alexandre Men­donça de Barros, que é professor da Fundação Getúlio Vargas, nos últimos três meses muitos fundos não agrícolas migraram suas aplicações para as commodities, buscando proteção contra a crise do mercado de crédito dos Estados Unidos.
O economista não acredita que uma recessão na economia norte-americana possa derrubar os atuais preços das commodities, “pois a alta das cotações é decorrente de fatores estruturais, como o uso da soja e do milho como matérias-primas na fabricação de biocombustíveis”.
Pela primeira vez, diz ele, uma alta de preços não resulta de um fator conjuntural como uma quebra de safra. O aperto nos estoques deixará o mercado muito mais sensível às adversidades climáticas, conclui.
O economista considera subestimados os atuais dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) sobre a área plantada como grãos na safra 2007/08, levando em conta os atuais preços do milho e da soja no mercado internacional.
Alexandre de Barros reconhece que vários fatores corroem parte dos ganhos que os produtores poderiam ter com a alta de preços das commodities, principalmente o câmbio, “que na crise recente do setor (2004 e 2005) foi responsável por 70% da perda de renda dos agricultores”.
Outro fator é alta de preços dos fertilizantes, decorrente do aperto entre oferta e demanda no mercado internacional. Ele cita que a China e a Índia hoje respondem por 35% a 40% do crescimento do consumo mundial de fertilizante.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar