Pesquisar
Close this search box.

Comitê busca expansão das redes

As instituições de ensino e pesquisa integrantes das redes Estadual de Pesquisa e Ensino e Metropolitana de Manaus (Repam/Metromao) serão auditadas, no período de 22 a 26 de abril, com o objetivo de verificar as condições técnicas e identificar oportunidades de melhoria na infraestrutura.
A auditoria será conduzida pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), com a participação da Empresa Prodam (Processamento de Dados do Amazonas) e da empresa responsável pela manutenção das redes, Brastelecom.
Inaugurada em 2007, a Repam/Metromao é uma rede óptica voltada para conectar as instituições de ensino e pesquisa em todo o Estado do Amazonas, interligadas por meio de uma infraestrutura de comunicação convergente, capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz. Atualmente, ela conta com cerca de 100 quilômetros de extensão e interliga 33 instituições. Recentemente, a capacidade de operação da rede foi ampliada para 10 Gbps (Giga byte por segundo), igualando a capacidade de velocidade em relação aos demais Estados do país.
De acordo com o presidente do comitê gestor da Repam/Metromao e secretário Executivo Adjunto da Secti-AM (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), Eduardo Taveira, a realização da auditoria faz parte de uma série de ações estabelecidas para 2013 com o objetivo de fomentar a expansão das redes, com a entrada de novas instituições e ampliação da sua extensão no interior do Estado.
“A Repam/Metromao é uma opção bastante viável para a comunicação entre as instituições. Para isso, é preciso garantir recursos de manutenção, fortalecendo o seu funcionamento. Em relação à ampliação da Repam/Metromao, foi instituído um comitê técnico, presidido pela Prodam, que definir e acatar solicitações de novas adesões das instituições”, disse.
Entre outros benefícios, a Repam/Metromao possibilita o desenvolvimento de projetos que necessitem de alta capacidade de banda de comunicação, como videoconferência, telemedicina, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet), graças à infraestrutura central básica de suporte.

Projetos

A rede Metromao faz parte do projeto Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep), cujo objetivo é implantar redes metropolitanas de alta velocidade em todo o país, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade.
A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar