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Comércio virtual com R$ 1 mil

O micro e pequeno empreendedor digital trabalha sozinho, em casa, até 3 horas por dia, investiu até R$ 1 mil para iniciar seu e-commerce e 60% se declaram mais felizes após abrir uma loja virtual. Estes são alguns resultados da pesquisa, “Quem é o micro e pequeno empreendedor digital brasileiro”, divulgada ontem e realizada em janeiro de 2014 pela plataforma de e-commerce Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br) e que entrevistou 1.806 lojistas virtuais no Brasil.
“Com a facilidade das tecnologias de e-commerce, há um movimento enorme em direção ao comércio na internet. Antigamente era preciso ter muito dinheiro para começar uma loja virtual. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet pode tornar-se um empreendedor. Nosso objetivo com a pesquisa era conhecer quem são as pessoas que estão investindo na rede”, explica Adriano Caetano – diretor da Loja Integrada – plataforma de criação de loja virtual que em dez meses desde o lançamento já possui mais de 50 mil usuários.
A pesquisa mostrou que 73% dos lojistas virtuais têm até 40 anos, 67% são homens e 74% ingressaram na faculdade. Mais de 63% estão se aventurando pela primeira vez no e-commerce e 42% têm conhecimentos básicos em informática. “A pesquisa mostra que não é mais preciso ser um programador ou designer para investir na internet”, explica.
A principal motivação para abrir uma loja virtual é o sonho de ser empreendedor e, para 47%, o e-commerce é seu primeiro negócio próprio. Um em cada três também mudam totalmente de área na loja virtual e 80% conciliam a loja virtual com outros negócios ou emprego. “A loja virtual pode ser uma transição entre um emprego e a vida de empreendedor. Como exige baixo investimento inicial e poucos riscos, permite que o lojista experimente antes de se dedicar exclusivamente. Percebemos que a loja virtual começa como uma alternativa de renda e, com o crescimento, torna-se a fonte de renda principal”.

Vendas e Marketing
Sobre o faturamento, 70% está otimista em relação às vendas em 2014. A rede social é a estratégia de marketing que mais dá retorno, seguido do e-mail marketing.Inclusive,investir em mídia e marketing é a principal dificuldade apontada pelos entrevistados, além de concorrer com grandes empresas. Para 2014, a grande maioria irá investir mais em marketing.
“Para ampliar as vendas, o micro e pequeno empreendedor não deve concorrer com os mesmos produtos de grandes empresas. Ele deve trabalhar com produtos de nicho, que poucas empresas vendem. Outro diferencial do pequeno é a proximidade com o cliente, por isso ele deve investir no atendimento, para incentivar a recompra e o boca a boca. Nossa dica é: cuide de seu cliente, envie um mimo, peça feedback, agradeça e se errou, peça desculpas”, explica Adriano.
Para o diretor, é preciso aproveitar também as oportunidades de divulgação que a internet oferece: redes sociais, otimização em sites de busca, integração com comparadores de preços, marketplaces, como o Mercado Livre, e-mail marketing. “Apenas 30% das pessoas que têm acesso à internet compram online. Isso significa que há um enorme mercado para o lojista nos próximos anos com novos consumidores digitais”, explica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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