Pesquisar
Close this search box.

Comércio varejista tem crescimento de 9,9% em abril, aponta IBGE

https://www.jcam.com.br/1306_VAREJO.jpg

O comércio varejista amazonense cresceu 9,9% em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, apontou a pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo os dados, na comparação com o mês anterior, o volume de vendas aumentou 2,6%. Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas também acumulam crescimento ao registrar alta de 3,7% e apesar de nos últimos doze meses, o índice estar negativo (-5,9%) abril registrou a menor taxa.

Conforme o IBGE, os mesmos indicadores prosseguem com variações positivas para receita nominal de vendas com 11,9% frente a abril de 2016, 7,2% no acumulado no ano e de 2,2% nos últimos doze meses.
Já os indicadores do comércio ampliado, que agrega além do varejo, as vendas de veículos e materiais de construção, também avançaram no volume de vendas em relação a março do ano passado e marcaram 7,5%. O crescimento da receita nominal foi de 9,8%. Com isso, o comércio ampliado chegou a 3,5% no ano e nos últimos doze meses queda de-6,3.

Segundo o IBGE, abril foi o mês de ocorrência da Páscoa, e isso pode ter impulsionado um pouco mais o consumo. No entanto, ainda de acordo com o instituto, os meses anteriores já demonstravam melhorias tanto no volume de vendas, quanto na receita nominal. “Um outro fator importante dentro do mês de abril foi a disposição do consumidor amazonense de ir às compras; o que não ocorreu em abril de 2016 quando foi registrado -3,4% na comparação com o mês anterior e, -14,8% na comparação com abril de 2015”, informou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar