Comércio em Ação – Excelência sindical é condição para um comércio forte

Iniciamos o ano de 2010 conscientes que vivemos e trabalhamos em um país que vem se destacando como potência econômica emergente.

Iniciamos o ano de 2010 conscientes que vivemos e trabalhamos em um país que vem se destacando como potência econômica emergente. Os efeitos nefastos do monumental abalo financeiro que assolou o mundo estão sendo debelados com surpreendente celeridade pela economia brasileira. Isso se faz numa ação sinérgica do governo, em todas as suas esferas, e, em especial, do empresariado de todos os setores produtivos. Esses efeitos não foram vencidos pelo clima de incerteza que dominou o cenário econômico. Contudo, a recuperação tem sido lenta para os segmentos mais dependentes do comércio internacional e ajustes estruturais internos serão necessários para voltarmos para a rota do crescimento sustentável. O período de turbulência, paradoxalmente, serviu para patentear os bons fundamentos da economia brasileira, evidenciando a força do seu mercado interno e o enorme potencial de crescimento do país no pós-crise.

Todos nós sabemos que o momento é de adaptação e flexibilização aos novos tempos. É necessário sabermos lidar com as demandas e os desafios impostos por um mercado competitivo, ágil, reativo e pró-ativo. Neste período pós-crise, o ambiente de negócios está sendo orientado pelas variáveis, inovação e sustentabilidade. Isso exige de nossas organizações um novo olhar, uma nova visão prospectiva, ou seja, um novo posicionamento estratégico. É da natureza do empreendedor acreditar em seu negócio, enxergar adversidades como desafios e oportunidades e aproveitá-las, de forma criativa, reforçando o sentimento de equipe e de inteligência coletiva, que está presente em qualquer empresa que valoriza o seu capital maior: as pessoas. Hoje, buscamos novos resultados, sustentados por uma gestão que valoriza questões sociais e ambientais.

A Fecomércio Amazonas e seus Sindicatos Filiados estão conectados a esse novo contexto, de forma ativa. Uma das ações é a implementação do planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão, pautada em princípios éticos, visando produzir um sindicalismo de excelência para seus representados, que atuam no comércio de bens, serviços e turismo do Amazonas.

A quebra de paradigmas, em um mundo ditado pelo conhecimento, exige uma postura atenta, participativa e catalisadora de nossas entidades de classes. Assim, o nosso objetivo maior é gerar um ambiente de competição saudável, inovador e estimulante, em prol da geração de resultados e metas, focados na defesa da longevidade das nossas empresas, inseridas em uma moldura de fortalecimento do bem-estar social.

O nosso trabalho, de coordenação e supervisão, consagra uma ampla folha de serviços, orientada para as necessidades de nossas empresas, assim como para toda a sociedade amazonense e brasileira, nas quais esse sistema se encontra inserido.
Como representantes legais de nossos segmentos, nossos líderes e técnicos participam de Conselhos, Fóruns e Colegiados municipais, estaduais e federais em nome do setor.

Lutamos, de forma sinérgica, para o fortalecimento de nosso sistema sindical patronal, pautados pela ética, em busca de uma excelência de relacionamento entre nossos pares e os governos em suas diversas esferas. A nossa base sindical é responsável pelas negociações das convenções coletivas, com todas as categorias profissionais correlacionadas; desenhando, conjuntamente com os trabalhadores, importantes arranjos normativos, que harmonizam as relações de trabalho e ampliam as perspectivas de desenvolvimento econômico e social.

Um sindicato representativo projeta uma categoria econômica forte e, por consequência, é instrumento aparelhado para exercer e bem sustentar as atribuições que lhe são próprias. A estrutura necessária para a realização de nosso trabalho exige a participação constante dos empresários no fortalecimento de sua entidade de classe. Nessa linha, importante frisar que, a contribuição sindical patronal é o instrumento viabilizador de nossas ações. Sua contribuição e participação na vida sindical são essenciais para que nossos ideais se consolidem e a nossa luta se fortaleça.

É exatamente essa comunhão de vontades e de interesses, legitimados pela Instituição que, cada dia mais, garante que a Fecomércio Amazonas e seus Sindicatos Filiados articulem-se para coordenar, defender, orientar, proteger e representar os interesses das atividades e categorias econômicas que descrevem o setor de maior peso no PIB do nosso Amazonas. Assim, teremos condições para cumprir a nossa missão: assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.

Vamos juntos, iniciar mais um ano de trabalho, dando vida ao ciclo dinamizador da economia, através da distribuição da riqueza do Amazonas e do país. É no comércio que o homem encontra o campo mais fértil de oportunidades de negócios e trabalho, e não será diferente neste pós-crise. Não podemos nos esquecer que – independente das turbulências ou da prosperidade – o comércio é a vida da cidade.

Esta coluna é publicada todas as sextas-feiras, sob a coordenação da jornalista Viviani de Freitas, pós-graduada em Marketing
e-mail: [email protected]
Fone: (92) 3234-5222

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email