Pesquisar
Close this search box.

Comércio deve crescer de 4,5% a 5% em 2012

Depois da frustração com as vendas de Natal abaixo do esperado, o comércio brasileiro deverá crescer de 4,5% a 5% este ano na comparação com 2011, segundo prognóstico apresentado ho­je pelo presidente da CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Júnior. Se confirmada, a expansão será maior do que a de outros setores de atividade e também deverá ficar acima do crescimento geral do País, previsto para um intervalo de 3% a 3,5%. “O comércio deve puxar a economia em 2012”, disse Pellizzaro à Agência Estado. “O cenário da indústria brasileira se apresenta um pouco nebuloso e, assim, o comércio deve ficar com crescimento bem acima dos demais setores”, comparou.
O impacto do aumento do salário mínimo será fundamental para esse desempenho diferenciado, na avaliação do executivo. Desde ontem, o valor do salário mínimo no País passou de R$ 545 para R$ 622. “A partir de fevereiro, veremos o resultado do aumento do salário mínimo. Acreditamos que todo o dinheiro vai para o comércio”, comemorou. Isso porque, de acordo com o presidente da CNDL, o trabalhador que recebe o mínimo não faz poupança, pois possui demanda reprimida. “O dinheiro vai circular”, disse. O aumento do mínimo também deve elevar, na opinião do executivo, o sentimento de compra do consumidor.
Além disso, Pellizzaro também conta com novas medidas de incentivo à economia a serem adotadas pelo governo. Em 1º de dezembro, o Ministério da Fazenda reduziu a carga do IPI (Imposto sobre Produtos Importados) para uma série de produtos, entre eles eletrodomésticos da linha branca, como geladeiras e fogões.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar