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Comércio de Manaus tem leve otimismo para vendas no Dia dos Pais

A CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) projeta uma alta de 2,1% para as vendas do Dia dos Pais, na capital, na comparação com os números de 2020. Os dados estão no levantamento da entidade, divulgado nesta segunda (26). A mesma sondagem aponta um ticket médio de compras de R$ 92 para a data comemorativa, que neste ano cai em 11 de agosto. A receita bruta é estimada em quase R$ 81,40 milhões. 

As expectativas de crescimento (+1,9%) e de média de vendas (R$ 90) estão melhores do que as de 2020, embora os resultados tenham sido ainda melhores, naquele período (+2,5% e R$ 100). Na lista de compras, predominam produtos de uso pessoal – e menor valor agregado –, embora a preferência seja por uma homenagem com almoço ou jantar. Na hora de comprar, o consumidor foca na simbiose de preço e qualidade, mas pretende pagar preferencialmente em crédito parcelado.

Na pesquisa da CDL-Manaus, praticamente metade dos consumidores de Manaus (49,6%) demonstraram intenção de gastar de R$ 101 a R$ 500 com a aquisição do presente, sendo que 27,4% devem gastar entre R$ 100,1 a R$ 150, e 12,7%, de R$ 150,01 a R$ 200. Pelo menos 43,6% avisaram que não devem dispender mais de R$ 100 com o mimo. Uma minoria de apenas 6,5% informaram que devem investir mais de R$ 500 para presentear na data comemorativa. 

Replicando a dinâmica das datas comemorativas anteriores – Dia das Mães e Dia dos Namorados –, a maior parte pretende adquirir “lembrancinhas” e itens mais tradicionais. No topo da lista estão os itens de vestuário (29,5%), seguidos por perfumaria (11,70%) e calçados e cintos (12,25%). Produtos de maior valor agregado, como relógios (5%), artigos esportivos e smartphones (ambos com 2,81%, cada) ocupam as últimas posições. Os seis itens também foram citados na pesquisa do Dia dos Pais do ano passado, mas com números mais generosos (23,8%, 19,8%, 15,9%, 8,3%, 7,6% e 4,8%), na ordem.

Em contrapartida, praticamente um em cada quatro consumidores pretendem investir em uma homenagem mais pessoal, como almoço ou jantar (22,79%). Há quem tenha manifestado também a intenção de presentear com eletrodomésticos (3,90%), vinhos e cervejas (2,26%), ou outros produtos não especificados na pesquisa (0,90%), mas 6,09% disseram que ainda não sabem o que vão comprar. 

Os homenageados não são apenas pais (56,9%), mas também esposos (15,4%), sogros (6,5%), avô, padrinho (os dois com 5,7%, cada), filhos (3,3%), padrastos, tios (ambos com 2,4%) e até mães (1,6%). Questionados sobre o que gostariam de ganhar de presente, a maioria disse preferir peças de vestuário (17%), seguidos pelos que pediram almoço ou jantar (15%), perfumaria, joias, relógios (12%), smartphone, calçados (9%), eletroeletrônicos, produtos de beleza (8%), artigos esportivos, carteiras e similares (4%) e jogos de ferramentas (2%).

Locais e pagamento

Assim como no ano passado, os locais de compras prediletos pelos consumidores de Manaus para o Dia dos Pais neste ano são os shoppings centers (43%) e o “comércio formal do Centro” (31%) – que apareceram com 40% e 29%, no ano passado, respectivamente. O comércio de bairro, contudo, sofreu um tombo nas preferências, na mesma comparação: de 20% (2020) para 4% (2021). Em paralelo, a internet/e-commerce ganhou terreno – 11% (2021) contra 7% (2020) –, assim como as mídias sociais – de 3% (2020) para 6% (2021). Em torno de 2% vão comprar nos supermercados e 1% ainda estão indecisos.  

“Segundo a CDL Manaus, os dados demonstram que os shoppings vêm evoluindo como centro comercial dinâmico. Fica evidente, também, que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém preferência dos consumidores de Manaus e, ainda, a participação dos comércios de bairros que é uma boa opção para os consumidores”, analisou a entidade, no texto de divulgação da pesquisa. 

Quanto a forma de pagamento, 36,65% disseram dos consumidores ouvidos pela CDL-Manaus disseram vão pagar o presente com cartão de crédito e 29,3%, com cartão de débito, enquanto 18,7% manifestaram predileção em pagar em dinheiro. Na sequência estão as modalidades de pagamento por cartão de crédito à vista, pix (ambos com 6,5%), cartão de loja parcelado e crediário/carnê da loja (os dois com 0,8%).

Em sintonia, preço (17,2%) ainda é a prioridade na hora de escolher o presente, assim como qualidade dos produtos (15,3%), atendimento (14,2%), variedade (12,8%) e promoções e descontos (10,4%). Comodidade (7,9%), localização (7,1%), facilidade de pagamento (6,6%), estacionamento (4,6%) e marcas (3,8%) aparecem como valores menos cotados pelos consumidores ouvidos no levantamento. 

O texto de divulgação  revela ainda que o estudo mostrou também a forma como os consumidores devem buscar para se informar sobre os produtos e serviços disponíveis para o Dia dos Pais deste ano. A maioria revela que vai procurar mais nas lojas físicas (48,1%), internet (22,7%) e televisão (18,1%).

Idade e renda

A sondagem da CDL-Manaus para intenção de compras no Dia dos Pais ouviu 600 pessoas na capital amazonense, de ambos os gêneros, pertencentes às classes A, B, C e D, residentes em todas as zonas da cidade. A maioria (36%) está na faixa etária de 18 e 24 anos. Na sequência estão os consumidores entre 30 e 39 anos (25,7%), de 40 a 49 anos (16,2%), entre 25 e 29 anos (13,2%) e 50 anos ou mais (8,8%). 

Em termos de renda familiar, predominam os consumidores que ganham de R$ 1.100 a R$ 1500 (29,3%) e de R$ 1500,01 a R$ 2.500 (22,8%), seguidos de perto pelos que recebem entre R$ 2.500,01 e R$ 3.500 (18,7%), acima de R$ 4.500,01 (17,9%) e entre R$ 3.500,01 e R$ 4.500 (11,4%). No corte por locais de moradia, estão as zonas Norte (30,10%), Oeste, Sul (ambas com 16,90%, cda), Leste (15,40%), Centro-Sul (13,20%) e Centro-Oeste (7,40%).  

O Jornal do Commercio tentou ouvir os presidentes da CDL-Manaus, Ralph Assayag, e da FCDL-Manaus, Ezra Azury, a respeito da pesquisa, mas não conseguiu retorno, até o encerramento desta reportagem.

Foto/Destaque: Divulgação

Marco Dassori

É repórter do Jornal do Commercio
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