Comércio de Manaus deve gerar até 2 mil novas vagas

O comércio estima gerar até 2 mil novas oportunidades de trabalho, após o anúncio da  ampliação do horário de funcionamento das atividades do setor. Muitos estabelecimentos já estão recrutando, mas as contratações devem ganhar força em breve em razão da necessidade da demanda que as empresas terão com o prazo de horário alongado determinado pelo governador Wilson Lima. 

A previsão é do presidente da da CDL-Manaus, Ralph Assayag, ao afirmar que é necessário admitir porque terá um horário maior. “Apesar do processo de contratação ser um pouco demorado, a demanda é urgente”. O dirigente informa que as empresas já iniciaram os trabalhos e que o público deverá demorar alguns dias para voltar a frequentar a área central da cidade no horário estendido, ou seja, à noite. 

Outra percepção de Assayag,  reforça a contratação no varejo, é que o  adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro salário do governo do Estado e os pagamentos do auxílio emergencial do governo federal deverão ser fundamentais para o bom que devem aquecer as vendas do Dia das Mães.

Conforme Ralph as projeções de contratações na pesquisa realizada pela entidade  para o Dia das Mães deste ano terão como comparativo o ano 2019, considerando que ano passado as atividades estavam suspensas. Ele lembra que durante o ano de 2020, foram perdidos mais de 22 mil trabalhadores  “Este ano conforme foi acontecendo as flexibilizações e abertura dos serviços não essenciais deve-se contratar mais mais pessoas Essa previsão pode chegar até 2 mil novas vagas”, completa. 

Reconectando o mercado 

O mercado de trabalho está começando a dar sinais de recuperação no varejo e nos quase três meses fechados o setor imaginava que teria uma queda acentuada nos empregos, o que não aconteceu. De acordo com o presidente em exercício da Fecomércio, Aderson Frota,  esfriou um pouco, mas no momento em que muitas empresas não conseguiram se manter e o desemprego é consequência desse desequilíbrio. “Mas o certo é que hoje nós estamos começando a contratar, inclusive pensando no Dia das Mães. Muita gente já fez novas contratações para que a gente pudesse atender as demandas nesse época de sazonalidade. Não temos números bem definidos , mas a projeção é que as vendas cresçam e o comércio movimente ainda mais os empregos”.

Segundo Frota, a entidade está desenvolvendo uma série de medidas com parceiros como Senac para reconectar o mercado de trabalho para que abram novas oportunidades e possam colaborar na definição de novas profissões – de novos formatos de trabalhadores porque o mundo não é mais o mesmo. “Trabalho home office já é uma realidade, o e-commerce cresce de uma forma muito forte, da mesma forma o marketplace, então estamos muito otimistas e esperamos que possamos reproduzir o crescimento que nós tivemos logo após a pandemia de 2020”. Na opinião dele, é claro que esse momento é um pouco mais complicado porque são muitos efeitos de contaminações que preocupam e às autoridades  que estão se preparando para que não surja uma terceira onda. 

Ele enfatiza que o momento é de recuperar o tempo perdido e de vendas que o comércio não experimentou, o que é um um sinal de que o mercado de trabalho também será aquecido.  

“Nós estamos ansiosos. Apesar do valor do auxílio emergencial ser menor, vai transformar a economia num momento de crescimento. Nós esperamos que a partir de meados deste mês as vendas sejam retomadas. Voltamos a respirar a normalidade e estamos acreditando num novo momento”. 

Sobre as projeções de novas vagas para o comércio puxadas pela extensão do horário no comércio, o presidente da ACA (Associação do Comercial do Amazonas), Jorge Lima, diz que já é um indicativo de fôlego para a economia. “Essa expectativa é uma realidade ainda mais agora que vamos nos aproximar da segunda maior data de vendas do calendário varejista. A classe inteira está animada e otimista e recebemos com  muito entusiasmo a oportunidade de novos postos de trabalho”. 

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email