Pesquisar
Close this search box.

Comércio atinge alta de 9,5% até setembro

https://www.jcam.com.br/brasilmundo_cad3_2310.jpg

As vendas do comércio varejista cresceram 9,5% entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador Serasa de Atividade do Comércio divulgado nesta segunda-feira.

As vendas das lojas do varejo especializado -eletroeletrônicos, veículos e materiais de construção- subiram 12,2% entre janeiro e setembro ante o mesmo período do ano passado. Já as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas cresceram 6,9% na comparação com os primeiros nove meses de 2006.

Quando comparado setembro deste ano com igual mês do ano passado, as vendas do varejo aumentaram 7,7%. O varejo especializado puxou a alta, com crescimento de 9,7% no período. O volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas aumentou 5,9%.

Já na relação mensal (setembro sobre agosto deste ano), as vendas do varejo diminuíram 3,1%. No varejo composto pelos hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e bebidas, as vendas ficaram praticamente estáveis (com ligeira queda de 0,1%), e no varejo especializado, o recuo foi de 5,7%.

A Serasa atribui o desempenho negativo ao fato de agosto ser uma base elevada para vendas, devido ao maior número de dias úteis e ao Dia dos Pais.

Segundo os analistas da entidade, o varejo especializado vem puxando o crescimento no acumulado deste ano por conta da expansão do crédito, do alongamento dos prazos de financiamento, dos juros menores, do aumento do emprego formal, da queda da inadimplência e da elevação da massa salarial.

A instituição faz um alerta, porém: “As evoluções, ao se considerar os últimos meses de 2006, apresentarão crescimentos menores, pois neste período a economia brasileira já estava aquecida, representando uma base forte”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar