Começou no dia 1º de março a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021

A Receita Federal anunciou, no dia 24/02, as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF 2021). O prazo de envio teve início às 8h do dia 1º de março e terminará às 23h59min59s, horário de Brasília, do dia 30 de abril de 2021. Após essa data, o contribuinte que apresentar a declaração estará sujeito à multa pelo atraso. A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

O Programa Gerador da DIRPF2021 está disponível para download, assim como o aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Também foi lançada a nova página do Imposto de Renda no site da RFB, com linguagem simplificada para maior acessibilidade (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda). Outra novidade é que, para sistemas operacionais Windows, Linux e Mac, não será mais necessário instalar a plataforma computacional Java para envio da Declaração de Imposto de Renda. 

Cronograma de restituição

A Receita Federal manterá o cronograma de pagamento das restituições em cinco lotes e o início da devolução já para o mês subsequente ao término do prazo de entrega:

1º lote: 31 de maio de 2021

2º lote: 30 de junho de 2021

3º lote: 30 de julho de 2021

4º lote: 31 de agosto de 2021

5º lote: 30 de setembro de 2021

As restituições serão priorizadas pela data de entrega da DIRPF. Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; os portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Auxílio emergencial

Os contribuintes que receberam o auxílio emergencial por conta da pandemia da Covid-19 são obrigados a declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física, caso tenham recebido, junto com o auxílio, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76. O contribuinte que tiver rendimento maior que esse valor deve devolver o auxílio emergencial. Estima-se que cerca de 3 milhões de declarações em nível nacional possua algum tipo de devolução a ser feita. Informações sobre como realizar a declaração e a devolução podem ser encontradas no site do Ministério da Cidadania (https://www.gov.br/cidadania/pt-br/servicos/auxilio-emergencial).

Declaração pré-preenchida

Neste ano, a Receita Federal está ampliando o rol de contribuintes que podem ter acesso à declaração pré-preenchida, com a inclusão de cidadãos que tenham acesso registrado no portal gov.br com um fator duplo de autenticação. A previsão de liberação dessa funcionalidade, que traz economia aos contribuintes que não adquiriram seu certificado digital, é 25 de março de 2021.

O contribuinte inicia com a declaração preenchida com diversas informações já prestadas à Receita Federal por outras fontes. Cabe ao cidadão apenas verificar as informações, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário.

A declaração pré-preenchida está disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo e-CAC. Porém, é possível recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento.

Obrigatoriedade

A obrigatoriedade do envio da Declaração do Imposto de Renda recai sobre o contribuinte pessoa física, residente no Brasil, que recebeu, no ano-calendário 2020, rendimentos tributáveis sujeitos à declaração no valor acima de R$ 28.559,70.  

Em relação à atividade rural, obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50; 

Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;  

Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; 

Teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00; 

O não envio da Declaração dentro do prazo resulta em multa por atraso.

A Egesp oferece 900 vagas para cursos online e gratuitos na área de Educação Fiscal

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas em cursos online e gratuitos oferecidos pela Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp). Os interessados podem se inscrever entre os dias 01/03 a 22/03 no endereço eletrônico: https://egesp.fazenda.sp.gov.br/sefaz/course/index.php?categoryid=6

Entre as opções, estão os cursos de:

·        ITCMD: Procedimentos (10 h/a)

·        Orçamento Público, Controle Social e Cidadania Fiscal (40 h/a)

·        Ética e Cidadania Fiscal (80 h/a)

Ao fim do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de conclusão, que será disponibilizado no sistema de aprendizagem virtual.

Dicas da campanha Nota Fiscal Amazonense

Muitas pessoas esquecem a senha de acesso ao portal da Campanha Nota Fiscal Amazonense (www.nfamazonense.sefaz.am.gov.br). 

O procedimento para solucionar o problema é bastante simples: basta clicar no link “esqueci a senha” na área do login e uma mensagem de reativação será enviada automaticamente ao e-mail cadastrado. 

Se o participante trocou de e-mail, basta ligar para o suporte da Campanha (92)2121-1689 e (92)2121-1732, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou enviar email para [email protected]

Foto/Destaque: Divulgação

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