Pesquisar
Close this search box.

Começa período do defeso na região de Parintins

O secretário de Meio Ambiente, Flavio Farias, e demais segmentos municipais reuniram na tarde de quarta feira, 10, na sala de reuniões da prefeitura de Parintins, com representantes do Ipaam, Ibama, UEA, e o presidente da associação de pescadores Z-17, para debater estratégias no período do defeso.
De acordo com o secretario de meio ambiente Flavio Farias, orientar e sensibilizar os pescadores e comunitários próximos aos lagos é o principal caminho para que as espécies se mantenham preservadas. “Entramos no período do seguro defeso e a preocupação da secretaria de meio ambiente é orientar os profissionais da pesca a não comercializar os pescados proibidos durante este período”, disse Flávio.
O engenheiro de pesca do Ipaam, Gelson Batista explicou que as parcerias entre os segmentos públicos é importante para preservação das espécies que podem entrar em extinção. “Nosso trabalho é conversar com os pescadores e comunidade em geral em relação aos pescados que estão no defeso. Nosso objetivo é preservar e orientar os
profissionais da área sobre o tamanho mínimo para captura e a pesca predatória nos lagos da região”, destacou Gelson.
O chefe do Ibama, em Parintins, Heliton Ferreira destacou a importância do trabalho junto aos moradores ribeirinhos e afirmou que o ordenamento do setor tem que ser feito de forma compartilhada. “O pescado é um dos principais alimentos do parintinense, mas temos que fiscalizar para que não acabe e nunca falte este alimento na mesa da população. Vamos trabalhar com estratégias de educação ambiental e futuramente implantar o manejo do pirarucu, tambaqui e outras espécies”, explicou Heliton.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar